Teatro
As Bancadas
As Bancadas, nome em honra das bancadas do antigo Mercado da Tapada das Mercês, é um espetáculo documental (mas não muito), que propõe uma análise do Mercado, da freguesia e da vida em geral.

24 Mai a 1 Jun 2024
Ao longo deste tempo, os jovens saíram à rua e entrevistaram dezenas de moradores e não moradores da Tapada. Estes testemunhos reais serviram como base para a criação do texto.
As crianças do primeiro ciclo e infantário do agrupamento de escolas Visconde Juromenha juntaram-se a nós e em parceria com o nosso Cenógrafo e com os jovens das oficinas desenvolveram o cenário do espetáculo.
Este é um espetáculo itinerante. É um espetáculo sobre muitas coisas. É um espetáculo sobre a vida, mas sobretudo sobre a morte. É um início de processo de luto a um espaço devoluto e arruinado.
Através de uma linha narrativa dúbia, entre o real e o imaginário, o público é desafiado a iniciar este processo de papiloscopia (O estudo das membranas das impressões digitais, da identidade dos corpos).
A morte espreita em cada esquina, em cada gota de humidade, em cada grão de poeira. Restam vestígios de uma vida passada, longínqua, que geram imagens e sensações distópicas.
Este mercado pode ser muitas coisas. Ou só um mercado.
Que coisas podem ter aqui acontecido? Que coisas ainda podem vir acontecer?
DIREÇÃO: Tomás Barroso
CENOGRAFIA E FIGURINOS: Mário Rodrigues e alunos do ensino básico e infantário do agrupamento de escolas Visconde de Juromenha
MÚSICA ORIGINAL E DESENHO DE LUZ: Hugo Castelhano
DESIGN: Diogo Oliveira
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Maria Toscano
APOIOS: Dínamo Sintra, Câmara Municipal de Sintra, Casa da Juventude da Tapada das Mercês, teatromosca, deMente produções, Donna Lila restaurante
AGRADECIMENTOS: Jovens Participantes das Oficinas, Casa da Marioneta de Sintra, Mia Frutas, Raquel Cabaço Pereira.