Cinema e Vídeo
Curta-metragem "Contra a Maré" estreia no Cinema Fernando Lopes
"Contra a maré" é uma curta-metragem de documentário que acompanha o quotidiano de pessoas que nasceram, vivem e sonham na Guiné-Bissau. Pela Guiné-Bissau.

27 Out 2024 | 19h30
Um sonho ora de esperança, ora adiado, e que carrega nele o seu passado histórico colonial. Um sonho que resiste ao destino traçado pelo Ocidente e pelas narrativas por ele escritas, quebrando a ideia de ser um país eternamente adiado, para que se construa uma sociedade “que faça sentido para quem nela vive. Contra a maré, fazer-se ao mar.” (Inês Ventura, realizadora)
Assim se resume a curta-metragem “Contra a Maré”, produzida no âmbito da Campanha “tODxS” pela Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global”, financiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, com produção executiva das ONGD IMVF e FEC, realizada por Inês Ventura e com fotografia do premiado fotojornalista Mário Cruz.
A estreia está marcada para dia 27 de outubro, pelas 19h30, no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa. Após a exibição da curta-metragem irá seguir-se um momento de conversa pelos elementos participantes na realização do documentário e Q&A.
“Contra a Maré” mostra um país estagnado em diversas dimensões,sobretudo social e económica, na medida em que nos revela o funcionamento ineficaz dos serviços sociais básicos, educação, saúde, energia elétrica e questões ambientais. No entanto, mesmo com todas as dificuldades sentidas, que à partida parecem sem solução, os guineenses têm esperança num futuro promissor, mas que terá de resultar da luta permanente de todos.
Um retrato altamente realista do quotidiano da Guiné-Bissau, “Contra a Maré” mostra poderosos testemunhos de otimismo, resiliência e confiança no futuro.
Ficha técnica
Realização: Inês Ventura
Fotografia: Mário Cruz
Assistente de Produção: Lucínio Cabral
Participação de: Adama Baldé | Anderson Bitipta | Bubacar Turé | Dembo Mané | Edson Incopté | Filarmónica Silva | Jorge Camilo Handem | Leodinilde Caetano | Mamadu Alimo Djaló | Mamadu Bori Baldé
Montagem: Inês Ventura, Mário Cruz e Paulo Próspero
Cor: Paulo Próspero
Sound Design e Mistura: João Silva e Sérgio Silva
Campanha: tODxS - pela Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global
Produção Executiva: IMVF - Instituto Marquês de Valle Flôr | FEC - Fundação Fé e Cooperação
Cofinanciamento: Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Produção: NARRATIVA
Distribuição: A Raposa Branca
Sobre a Campanha tODxS
Da pobreza e desigualdades ao ambiente e ação climática, da segurança/paz e democracia aos direitos humanos, da educação à igualdade de género, da saúde à produção e consumo sustentáveis, são vários os desafios globais ao desenvolvimento. Mais do que nunca, os desafios e assimetrias globais interpelam-nos sobre qual o nosso papel de cidadãos e sobre como podemos contribuir para o Desenvolvimento Global, de forma consciente, informada e empenhada. É neste sentido que a campanha “tODxS” pela Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global” procura dar o seu contributo, para a consciencialização e intervenção conjunta da sociedade em torno do Desenvolvimento Global a nível local e global. Através da Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global contribuímos de forma ativa, crítica e consciente para um mundo mais justo, equitativo, inclusivo e sustentável.
Uma campanha implementada em Portugal pelo IMVF e pela FEC e cofinanciada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Saiba mais sobre a Campanha tODxS na página de Instagram
Sobre o IMVF
O IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr - é uma Fundação para o Desenvolvimento e a Cooperação, que iniciou atividade como ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) há mais de 30 anos, em São Tomé e Príncipe.
O Instituto tem como propósito a promoção da dignidade humana, o apoio às populações mais vulneráveis, o empoderamento de comunidades, entidades públicas e sociedade civil, e o contributo para um planeta mais sustentável. A ação do IMVF rege-se pelos valores da solidariedade, da igualdade de género, da sustentabilidade, do rigor e da transparência, tendo sempre como preocupação a prossecução de boas práticas.
O IMVF é uma entidade de referência nos domínios da saúde, educação, desenvolvimento rural e segurança alimentar, sociedade civil, migrações, pós-conflito e ação humanitária, ambiente e sustentabilidade, cultura e património, autarquias e poder local, e cidadania global.
Siga-nos em
https://www.instagram.com/imvfongd/
https://www.facebook.com/imvfongd/
https://www.linkedin.com/company/imvfongd/
https://x.com/imvf
www.youtube.com/@institutovalleflor