Cinema
Extensões do Curtas Vila do Conde levam filmes premiados a várias cidades
A 25ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema terminou no passado dia 16 de julho com o anúncio dos premiados. Como habitual, as extensões do festival vão apresentar, em diferentes pontos do país, algumas das curtas-metragens galardoadas no festival.
17 Jul a 18 Out 2017
As extensões do 25º Curtas Vila do Conde, que arrancaram a 17 de julho e prolongam-se até outubro, apresentam uma seleção de filmes, nacionais e internacionais, para adultos e crianças, em diferentes cidades: Braga, Porto, Lisboa, Coimbra, Vila Real, Leiria, Caldas da Rainha, Setúbal, Castro Verde, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.
No programa “Best of Curtas Vila do Conde” serão apresentados os filmes “My Burden” de de Niki Lindroth Von Bahr (Prémio Melhor Animação); "Retouch" de Kaveh Mazaheri (Prémio do Público Niepoort da Competição Internacional); "Surpresa" de Paulo Patrício (Prémio do Público SPA da Competição Nacional) e "Os Humores Artificiais” de Gabriel Abrantes (Prémio Blit para Melhor Realizador).
Nesta 25ª edição, o Curtas Vila do Conde apresentou uma extensa carta branca composta por filmes exibidos no festival em anos anteriores e escolhidos por 25 personalidades. No programa das extensões será apresentado um excerto dessa carta branca com: “The Dam Keeper” de Robert Kondo e Dice Tsutsumi, a escolha de Manuela Azevedo (Clã); “A Story for the Modlins” de Sergio Oksman, uma escolha de Eduardo Brito; e “Bicicleta” de Luís Vieira Campos, o filme escolhido pelo jornalista Ricardo Alexandre.
A pensar nos mais novos, a sessão “Curtinhas” apresenta os premiados nesta competição do festival onde o próprio júri é composto por crianças: "Jubilee" de Coralie Soudet, Charlotte Piogé, Marion Duvert, Marion El Kadiri e Agathe Marmion (Menção Honrosa M/3); "Lost in Spring" de Fred Leao Prado Wall (Menção Honrosa M/6); e "Revolting Rhymes, Part One" de Jakob Schuh (vencedor do Prémio MAR Shopping do Curtinhas).
Em Lisboa, a Cinemateca Portuguesa recebe dois programas especiais apresentando, esta segunda-feira, uma seleção de filmes portugueses – “Coup de Grâce” de Salomé Lamas, “Os Humores Artificiais” de Gabriel Abrantes, “Farpões Baldios” de Marta Mateus e “Où En Êtes-vous João Pedro Rodrigues?” de João Pedro Rodrigues – e, amanhã, um Best of Internacional com “My Burden” de Niki Lindroth von Bahr (Prémio Animação), “Los Desheredados” de Laura Ferrés (Prémio Melhor Curta-Metragem Europeia), “O Peixe” de Jonathas de Andrade (Melhor Documentário) e “Les Îles” de Yann Gonzalez (Prémio Ficção).
Entre 22 e 24 de setembro, os Fóruns FNAC do NorteShopping, Gaia Shopping, MAR Shopping e Santa Catarina exibem, em sessões gratuitas, os filmes “Surpresa” de Paulo Patrício, “De Gente se Fez História” (Prémio Take One!) e “Os Humores Artificiais” de Gabriel Abrantes.
Calendário das Extensões:
BRAGA
Gnration
17 e 18 jul - 10:00 e 14:30 Curtinhas
PORTO
Porto Post Doc
18 jul - Best of Curtas
Cineclube do Porto
02 ago - Best of Curtas
LISBOA
Cinemateca Portuguesa
24 jul 21:30 Best of Curtas Vila do Conde - Nacional
25 jul 21:30 Best of Curtas Vila do Conde - Internacional
COIMBRA
Fila K Cineclube
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
01 ago 21:40 Best of Curtas Vila do Conde
VILA REAL
Teatro de Vila Real/ Short Circuit Vila Real
Praça Cénica
23 ago 22:00 Best of Curtas Vila do Conde
LEIRIA
Teatro José Lúcio da Silva
20 set 11:00 Curtinhas
20 set 21:30 Curtas 25 anos Carta Branca
21 set 21:30 Best of Curtas Vila do Conde
CALDAS DA RAINHA
Centro Cultural e Congressos Caldas da Rainha
24 set 18:00 Best of
SETÚBAL
Casa da Cultura
29 set 10:30 e 15:00 Best of Curtas Vila do Conde
CASTRO VERDE
Fórum Municipal
11 out Curtas 25 anos Carta Branca
18 out Best of Curtas Vila do Conde
FNAC
Fóruns FNAC Norteshopping, Gaia Shopping, Mar Shopping e Santa Catarina
entre 22 e 24 de setembro Best of Curtas Vila do Conde – Nacional
Curtas Vila do Conde no Festival Scope
Entre 13 e 30 de julho, a plataforma online Festival Scope vai disponibilizar, para visualização gratuita, sete filmes que integraram a 25ª edição do Curtas Vila do Conde: "Coelho Mau" de Carlos Conceição; "Où En Êtes-Vous, João Pedro Rodrigues?" de João Pedro Rodrigues; "The Watershow Extravaganza" de Sophie Michael; "Burning Mountains That Spew Flame" de Helena Girón e Samuel M. Delgado; "This Is Not an Olive Tree" de Carlos Arteiro; "Chika, the Dog from the Ghetto" de Sandra Scheissl; e "All Small Bodies" de Jennifer Reeder.
A sessão, disponível aqui é gratuita mas limitada a 300 bilhetes por filme.
Curtas Vila do Conde na Filmin
A Agência da Curta Metragem e o Curtas Vila do Conde colaboram, este ano, com a Filmin, a nova plataforma VoD portuguesa dedicada ao cinema independente, na apresentação de uma programação especial online dedicado a Miguel Gomes e João Nicolau, que se destacaram nas últimas edições do Curtas Vila do Conde, e a Carlos Conceição e Laura Gonçalves, que apresentaram os seus novos filmes na sessão competitiva da última edição do festival.
Estarão disponíveis para visualização: “O Cântico das Criaturas”, de Miguel Gomes, (Prémio Melhor Filme Português em 2016); “Boa Noite Cinderela” de Carlos Conceição (Prémio TAP em 2014); “Gambozinos” de João Nicolau (Menção Honrosa Curtinhas em 2013); “Três Semanas em Dezembro” de Laura Gonçalves; e "A Glória de Fazer Cinema em Portugal" de Manuel Mozos e "Stokkur" de João Salaviza.
Filmin.pt é uma plataforma VoD com centenas de filmes disponiveis atraves da web, telemoveis, tablet e smart tv.

