"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura2

Comemorações do 8º aniversário das 5as de Leitura

O Município da Figueira da Foz dá continuidade às comemorações do 8º aniversário do projeto de promoção e incentivo à leitura, com um encontro, com os consagrados escritores João de Melo e Mário Cláudio, e as editoras Cecília Andrade e Maria do Rosário Pedreira.

9 Nov 2017  |  21h30

Auditório Municipal da Figueira da Foz
Preço
Entrada livre

23 Nov 2017  |  21h30

Auditório Municipal da Figueira da Foz
Preço
Entrada livre


As 5as de Leitura chegaram à Figueira da Foz em 2009, no âmbito de um projeto dinamizado pela Biblioteca Municipal, com o apoio do Programa Gulbenkian da Língua Portuguesa, da Fundação Calouste Gulbenkian. Ao longo de oito anos, passaram por estas sessões, realizadas habitualmente nas noites de quinta-feira, cerca de oito dezenas de autores, criadores, jornalistas e pensadores com obra publicada, dos mais conhecidos - como José Jorge Letria, António Barreto, Jacinto Lucas Pires, Lídia Jorge, Mário Zambujal, António Vitorino d’Almeida, Francisco Moita Flores, Valter Hugo Mãe, Leonor Xavier, Afonso Cruz, Fernando Dacosta, Gonçalo M. Tavares, Luís Miguel Rocha, Edurado Lourenço, Irene Pimentel, António Mega Ferreira, Mia Couto, Manuel António Pina, José Eduardo Agualusa, Nuno Camarneiro, João Tordo, Rui Vilar, Daniel Sampaio, José-Augusto França, Maria Teresa Horta, Cesário Borga, Freitas do Amaral, Inês Pedrosa, Maria do Rosário Pedreira, Nuno Júdice, Rui Reininho, Alice Vieira, Alexandra Lucas Coelho, Eduardo Pitta, Guilherme d’Oliveira Martins, Luísa Costa Gomes, Domingos Amaral, Júlio Machado Vaz e Juan José Millás, Manuel Alberto Valente, Pedro Mexia, Patrícia Reis, Maria Manuel Vilhena, Rita Ferro, Ricardo Araújo Pereira entre outros - a escritores estreantes, vencedores de prémios literários, locais e nacionais.
Em 2017, já passaram pelas 5as de Leitura os autores João Ricardo Pedro, com «O teu rosto será o último» e «Um postal de Detroit»; Luisa Schmidt com «Portugal: Ambientes de Mudança»; Teolinda Gersão e Francisco Simões, a propósito da exposição da obra do escultor e do livro «Anjas do Nosso Mundo»; ONDJAKI e Júlio de Almeida com, repetivamente, as obras «O CONVIDADOR DE PIRILAMPOS» e "Vaicomdeus, SARL"; Pepetela com «Se o Passado Não Tivesse Asas»; Paulo M. Morais, com «Uma Parte Errada de Mim» e Isabel Rio Novo, com o romance «Rio do Esquecimento»; Onésimo Teotónio Almeida com "A obsessão da portugalidade"; Almeida Faria com «O Conquistador»; Gonçalo Cadilhe, desta feita «Nos Passos de Santo António»; e Rodrigo Guedes de Carvalho e «O Pianista de Hotel».
Ao longo dos anos, a informalidade das conversas com os autores, quase sempre no espaço intimista da Biblioteca Municipal, bem como os momentos de convívio no final de cada sessão, ao sabor de chá de limonete e bolinhos, foram cativando um cada vez maior número de indefetíveis das 5as de Leitura, tornando-as incontornáveis na agenda cultural do Concelho.
Para comemorar o 8.º aniversário das 5as de Leitura, o Município da Figueira da Foz promove, dia 23 de novembro, pelas 21h30, no Auditório Municipal, um encontro com os consagrados escritores João de Melo e Mário Cláudio, e as editoras Cecília Andrade e Maria do Rosário Pedreira.

Mário Cláudio nasceu no Porto. Ficcionista, poeta, dramaturgo e ensaísta, é formado em Direito pela Universidade de Coimbra, diplomado com o Curso de Bibliotecário-Arquivista, da Faculdade de Letras da mesma Universidade, e Master of Arts em Biblioteconomia e Ciências Documentais, pela Universidade de Londres.
É autor de uma vasta e multifacetada obra que abarca a ficção, a crónica, a poesia, a dramaturgia e o ensaio e se encontra traduzida em várias línguas. Foi galardoado com, entre outros, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores-DGLAB (atribuído duas vezes), o Prémio PEN Clube, o Prémio Eça de Queiroz, o Prémio Vergílio Ferreira, o Prémio Literário Fernando Namora e o Prémio Pessoa, sendo igualmente titular de várias condecorações nacionais e estrangeiras.

João de Melo nasceu nos Açores, em 1949. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa e foi professor nos ensinos secundário e superior. Entre 2001 e 2010, desempenhou o cargo de conselheiro cultural na embaixada de Portugal em Madrid.

Com mais de vinte livros publicados (ensaio, antologia, poesia, romance e conto), tem obras traduzidas em Espanha, França, Itália, Holanda, Roménia, Bulgária, Alemanha, Estados Unidos, México e Croácia.

Ao seu romance Gente Feliz com Lágrimas foram atribuídos cinco importantes prémios literários: Grande Prémio de Romance e Novela da APE, Prémio Fernando Namora, Eça de Queiroz, Livro do Ano Antena Um e o Prémio Internacional Cristóvão Colombo (Lima, Peru). Foi ainda adaptado a televisão para a RTP, numa série de cinco episódios dirigida por José Medeiros, e ao teatro por João Brites para o grupo «O Bando».

Em 2016, João de Melo recebeu o Prémio Vergílio Ferreira, consagrando a sua carreira literária, que inclui obras como «O meu mundo não é deste reino», de 1983; «Os anos da Guerra», antologia publicada em 1988; «O Homem Suspenso», romance dado à estampa em 1996, e o livro de contos «Os navios da noite», editado em 2016.

Agenda
Teatro

Puta que Pariu!

Teatro Municipal Mirita Casimiro (TEC) 30 Set a 1 Out 2025

Teatro

A Escola

Boutique da Cultura | Um Teatro em Cada Bairro 30 Set a 30 Out 2025

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ludovice Ensemble no Auditório de Espinho

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo que terá lugar no dia 4 de outubro (sábado), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados.

Visitas
113,093,917