Exposições2
Balcony inaugura a primeira exposição individual do artista Horácio Frutuoso na galeria
Após a sua chegada de São Paulo a galeria Balcony juntamente com o artista Horácio Frutuoso prepara a 5ª exposição do seu programa.


11 Mai a 10 Jun 2018
A exposição H irá apresentar um conjunto de pinturas a óleo, realizadas nos últimos meses, onde se dá continuidade à exploração da palavra escrita e a sua composição num espaço. Desta vez associado a uma imagem, o seu significado é desmantelado num exercício de abstração pela própria representação.
Citando André e.Teodósio:
"(…) THIS IS GOING TO BE THE WEIRDEST EXHIBITION TEXT YOU’VE EVER READ
(On politics and poetics of experience)
Obviamente que no princípio não era o verbo, era um princípio.
Comecemos por um princípio: A pintura não morreu, quem morreu foi o olhar que só sabia ver pintura. Porque as historias vão para além da história de uma certa geração humana, outros tempos avizinham-se e emergem. O tempo de uma humanidade sem humano onde dado e tarefa não são opostos. Onde, aliás, não há opostos; ou havendo, são solidários(…)“
"(…) Isto não é um texto, é um tempo. Como, por exemplo, sequências de anéis também são tempo. E o rendering, e o poke, e as nudes pics #tbt. Tudo tempos silenciosos, como o diacrítico H, a que nos juntamos.(…)"
Citando Horácio Frutuoso:
"(…) São imagens-poemas como um manual de sobrevivência para um território onde o discurso é cada vez mais simplificado e técnico (…)"
A inauguração da exposição H, no dia 10 de maio, insere-se no roteiro das Artes do Bairro de Alvalade, com a Galeria Vera Cortês a inaugurar no mesmo dia fruits and flowers de André Romão, UMA LULIK , Now I became aged de Henrique Pavão e a MAISTERRAVALBUENA a inaugurar em simultâneo, Trains & Boats & Planes de Cristián Silva, José Damasceno e Nic Hess.
HORÁCIO FRUTUOSO. Porto, Portugal, 1991. Vive em Lisboa e Porto.
Licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, instituição que lhe atribuiu o prémio aquisição de Artes Plásticas em 2012/2013.
Na produção do seu trabalho Frutuoso recorre a diferentes meios, embora a base de sua criação artística tenha especial foco na pintura e instalação, mas também com destaque para o desenho, performance e outras práticas digitais.
Expõe regularmente desde 2011, colaborando com outros artistas em diferentes projetos e exposições, destacando-se as seguintes: O que Eu sou exposição, coletiva da coleção da Fundação EDP, MAAT, (2017), White Horse, Bregas, Lisboa, (2016); ZULULUZU FO’SHO, colaboração com Teatro Praga para o espetáculo ZULULUZU, (2016); Black Dolphin, colaboração com Tiago Alexandre Walk&Talk S. Miguel, Açores (2016);
Participou recentemente na feira SP arte 2018, em São Paulo, com um projeto a solo, intitulado de “Abençoado Desalinho” que lhe distinguiu entre muitos, sendo o seu trabalho reconhecido por diversos curadores e pelo público.
+info
SP ARTE 2018
Balcony_Horácio Frutuoso
Tumblr_Horácio Frutuoso
HORÁRIO: Segunda a sábado das 14h – 19h30