"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Portugal no Mundo

Capela de Nossa Senhora do Monte

País: Índia

Fachada da Capela de Nossa Senhora do Monte (foto Helena Serra 2014) Altar-Mor da Capela de Nossa Senhora do Monte (foto Helena Serra 2014) Detalhe interior da Capela de Nossa Senhora do Monte (foto Helena Serra 2014) Vista a partir da Capela de Nossa Senhora do Monte (foto Helena Serra 2014)
Tipo de Património
Portugal no Mundo
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVI a XVII)
Tipologia original
Arquitetura Religiosa - Ermida/Capela
Valor patrimonial
Valor Artístico
Áreas Artísticas
Arquitetura Religiosa
Descrição
A Capela de  N. S. do Monte, restaurada pela Fundação Oriente, ostenta uma fachada de composição sóbria, acompanhando a linha estética da Sé, com um interior muito erudito com nave e capela-mor cobertas por abóbadas.    
No adro da igreja poderá usufruir da bela paisagem que se desenrola a seus pés. Para norte, espraiam-se as ilhas do Divar e Chorão, outrora lugar de quintas de campo, mais para Ocidente, no sentido da barra do Mandovi, a majestosa cúpula de São Caetano com a sequência da Sé, Franciscanos e Bom Jesus. Mais ao longe, as ruínas da torre da igreja dos Agostinhos.
Núcleos mais importantes
Estado de Conservação
Bom
Intervenções e Restauros
Foi alvo de rigoroso restauro patrocinado pela Fundação Oriente.
Ler mais aqui.
Programas e Projetos
Festival de Música no Monte
"Organizado pela Delegação da Fundação Oriente na Índia, o Festival de Música do Monte pretende ser uma plataforma de comunicação entre as diversas tradições artísticas do Ocidente e Oriente."
Ler mais aqui.
Modo de funcionamento
Local de culto
Morada
Goa (Velha Goa)
Fonte de informação
Centro Nacional de Cultura
Bibliografia
CARITA, Helder, Portugal e o Mundo: o Futuro do Passado – 7. Índia, CNC, 2008 (com o apoio do Instituto Portugês de Apoio ao Desenvolvimento - IPAD)
Data de atualização
29/09/2017
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
91,336,143