"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Destaques

DIA MUNDIAL DA MÚSICA

Dora Rodrigues, Eduarda Melo, Liliana Coelho e Carlos Nogueira são as vozes bracarenses que, no Theatro Circo, se fazem acompanhar pela Orquestra do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian para comemorar o Dia Mundial da Música.

Dora Rodrigues, Eduarda Melo,
Liliana Coelho, Carlos Nogueira…

AS MELHORES VOZES DE BRAGA…
OS MELHORES MÚSICOS DE BRAGA…
DIA MUNDIAL DA MÚSICA
Theatro Circo . 1 Outubro . 21h30 . 10€

Com direcção do maestro Paulo Matos, o concerto promovido pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga apresenta obras de autores como Giacchino Rossini, Antonín Dvorák, Giacomo Puccini, Charles Gounod, Giuseppe Verdi, Domenico Donizetti ou Leonard Bernstein, entre muitos outros.

Protagonizado por três sopranos e um tenor com origem e formação artística inicial em Braga, o Concerto Comemorativo do Dia Mundial da Música destaca-se ainda pela participação de cerca de quatro dezenas de músicos que compõem a Orquestra do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.

Elemento comum na formação musical de Dora Rodrigues, Eduarda Melo, Liliana Coelho e Carlos Nogueira, o Conservatório de Música de Braga iniciou actividades em 1961, contando, desta forma, com quase três décadas de serviço educativo e cultural, de que resultou o lançamento das carreiras de vários jovens bracarenses que se distinguem nacional e internacionalmente em diversas áreas artísticas.

Após ter concluído a sua formação no Conservatório de Braga, cidade onde nasceu, Dora Rodrigues completou a licenciatura na Escola Superior de Música do Porto e prosseguiu os seus estudos em Itália.

Portadora de um currículo que inclui várias interpretações no Círculo Portuense de Ópera e a apresentação regular com orquestras nacionais e estrangeiras, de que se destaca a participação no “Festival Les Jeunes Ambassadeur – Montreal” (Canadá) e a estreia na ópera “D. Chisciotte” no Teatro de la Maestranza (Sevilha, Espanha), Dora Rodrigues encontra-se agora em Madrid a receber acompanhamento de Elisabete Matos.

Neste momento, a soprano, que já se apresentou com a Orquestra da União Europeia em Londres, num concerto que deu origem a um disco compacto, dedica-se à preparação de um recital com canções de Wolf-Ferrari, em Liverpool, e dos seus próximos projectos destacam-se ainda a participação na ópera “Ariadne auf Naxos”, na Fundação Gulbenkian; o “Requiem”, de Mozart, pelo Teatro Nacional de São Carlos; e um recital com o guitarrista Rui Gama, no Centro Cultural de Belém.

Licenciada em canto pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, Eduarda Melo integrou, durante a temporada de 2008/ 2009, o elenco de cantores do prestigiado CNIPAL em Marselha (França).

Presença regular em palcos nacionais e estrangeiros – ópera de Marseilha, Teatro do Châlet (Paris), ópera de Monte Carlo –, destacando-se em concertos como “Requiem” (Mozart), “Giuditta” (Francisco António de Almeida) ou “Pulcinella” (Stravinsky), Eduarda Melo distingue-se pela participação num vasto conjunto de óperas em que interpretou personagens tão diversos como Vincenette (“Mireille” de Gounod), Zemina (“Die Feen”, de Wagner) ou Cherubino (“As Bodas de Fígaro”, de Mozart).

A passagem pelos palcos de Lille e Caen, com a interpretação de Frasquita na ópera “Carmen”, e do Centro Cultural de Belém, com as participações em “Spinalba” e “Lo Frate Nnamorato”, são alguns dos compromissos da soprano que se destacou com a estreia europeia de “Drácula”, de David del Tredici, e com a interpretação da ópera “La Voix Humaine”, de Poulenc.

Na circunstância, ao palco principal do Theatro Circo sobe ainda Liliana Coelho, soprano que, para além do trabalho que desenvolve em Hamburgo com Peter Harrison e com Ingrid Kremling, faz parte do corpo docente da Academia de Música de Barcelos e do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

Intérprete de inúmeras obras em oratória, Liliana Coelho estreou-  -se em ópera com a personagem de Cousiniére, em “O Rouxinol”, de Stravinsky, e prosseguiu com a participação em obras como “A Bela Adormecida”, de Respighi, “Opera Dreigroschenoper”, de Kurt Weill, ou “L’Ivrogre Corrigé”, de Gluck.

A par da colaboração com a Orquestra do Norte, Sinfonieta ESMAE, Orquestra de Câmara de Braga, Santa Cecília Ensemble e com a Orquestra Nacional do Porto, a soprano bracarense que fez parte do projecto “Estúdio de Ópera da Casa da Música do Porto” até à sua extinção, dedica-se ainda à interpretação regular de reportório nacional com o pianista David Baptista Ferreira, parceria que resultou numa apresentação, em Junho passado, na Basílica de São Pedro, em Roma.

Representante masculino do conjunto de reputadas vozes bracarenses, Carlos Nogueira concluiu o Curso de Ópera da “Guildhall School of Music & Drama”, de Londres – onde obteve os “Masters of Music in Vocal & Opera Performance” com classificação máxima – a formação que iniciou no Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga.

Distinguido com o Prémio Parque Expo no terceiro Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa, Carlos Nogueira participou em óperas de Mozart, Rossini, Strauss e Kurt Weill, entre muitos outros, e destacou-se no universo oratório em solos como “Paixão Segundo São Mateus”, de Bach, “O Messias”, de Handel, “A Criação”, de Haydn, “L’Enfance du Christ”, de Berlioz, ou “Carmina Burana”, de Orff.

Elemento do Coro do Festival Wagner de Bayreuth (Alemanha) até 2006, o jovem tenor indica como projectos o programa “Opera Works” na “English National Opera” e “Samling Foundation Masterclasses”.

O Dia Mundial da Música foi instituído – recorde-se – a 1 de Outubro de 1975 pelo “International Music Council”, organização não- governamental fundada sob patrocínio da UNESCO, e tem por objectivo a promoção dos valores da paz e amizade através da música enquanto linguagem universal.

Ingressos, a 10 euros, disponíveis na Bilheteira do Theatro Circo

Agenda
Literatura

Mãos nos livros

Quinta Alegre - Um Teatro em Cada Bairro 16 Jun 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "ÉPOCA DE CAÇA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia da hilariante comédia francesa, "ÉPOCA DE CAÇA", sobre um casal que se muda para o campo e descobre que os vizinhos usam o jardim como campo de caça, desencadeando uma guerra entre vizinhos!

Passatempo

Ganhe convites para a peça "23 SEGUNDOS"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "23 Segundos", pela Comuna Teatro de Pesquisa. Tratando-se embora de ficção, a ação inspira-se numa situação verídica ocorrida na Cadeia do Forte de Peniche, na primeira metade dos anos 50, durante a ditadura do Estado Novo. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
93,088,203