"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Passatempo

Ganhe convites para a peça "23 SEGUNDOS"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "23 Segundos", pela Comuna Teatro de Pesquisa. Tratando-se embora de ficção, a ação inspira-se numa situação verídica ocorrida na Cadeia do Forte de Peniche, na primeira metade dos anos 50, durante a ditadura do Estado Novo. 

Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Teatro Garcia de Resende, em Évora
Dia 15 de junho (sábado), às 21h30 
80’ M/14 

Sinopse:
Cinco homens, presos políticos, conhecem-se numa cela comum da cadeia onde cumprem pena por atividades consideradas subversivas contra o Estado. Juntos, mesmo correndo o risco de serem descobertos e torturados, engendram um plano de fuga, com a cumplicidade da companheira de um deles: escavar um túnel com cerca de doze metros, entre a cela e a muralha exterior da prisão.

Durante meses, com tarefas cumpridas de forma organizada, meticulosa e paciente, põem o plano em marcha, sempre atentos aos passos e às rotinas dos guardas. Sabem que, desde que ouvem a chave a entrar sonoramente na fechadura da porta do edifício até à ronda da sua cela, o guarda mais rápido demora 23 segundos. Apenas 23 segundos. É esse o tempo de que dispõem para disfarçarem o aparato da escavação e voltarem às camas, dando a ideia de total normalidade.

Tratando-se embora de ficção, a ação inspira-se numa situação verídica ocorrida na Cadeia do Forte de Peniche, na primeira metade dos anos 50, durante a ditadura do Estado Novo. Na peça, a data e o local não são precisados, porque o assunto é de todos os tempos e de todos os lugares em que houver pessoas inconformadas e dispostas a lutar pela democracia e pela liberdade.
Miguel Falcão

Ficha artística:
Autoria: Miguel Falcão
Direção: João Mota
Assistente de Encenação: Patrícia Neves
Intérpretes/Personagens: Hugo Franco - Pedro, Gonçalo Botelho - Manuel, Paulo Lages - José, Rogério Vale - Inácio, Francisco Almeida - Joaquim, Miguel Sermão - Chefe dos Guardas, Carlos Catalão - Guarda Santos, Maria Ana Filipe - Maria
Espaço Cénico/Cenografia: João Mota e Renato Godinho
Fotografia de Cena: Pedro Soares
Imagem: Comuna/Gonçalo Dias Santos
Desenho de Luz: Paulo Graça
Mestra de Costura: Aurélia Bráz
Spot Publicitário/Vídeo: Jorge Albuquerque
Operador Luz/Som: Patrícia Neves
Técnicos de Montagem: Renato Godinho, Assunção Dias
Assistentes de Montagem: Vasco Ramos, Gonçalo Cruz e Tiago Pereira (Estagiários do Agrupamento Escolas de Carcavelos)
Assistente de Produção: Catarina Oliveira
Gabinete de Produção: Rosário Silva e Carlos Bernardo



:: PASSATEMPO ENCERRADO ::
... e os VENCEDORES são:

Ana Filipa Ferreira Dias
Carolina Suzano
Cristina Fitas
Cristina Varela
Sónia Fonseca
Susana Bravo

Parabéns aos vencedores e votos de um bom espetáculo!
O nosso agradecimento a todos os participantes.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
93,303,037