"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

Colheres (Timor-Leste, século XX)

Colheres esculpidas em chifre de búfalo de concha côncava e cabo talhado com motivos geométricos, zoomórficos e antropomórficos. 

Uma peça do Museu do Oriente.

Colheres

Timor-Leste, século XX
Chifre de búfalo
Museu do Oriente/ FO/1038 a FO/1044

As colheres esculpidas timorenses têm uma função exclusivamente ritual, servindo para oferecer alimentos aos antepassados.

Esculpidas por artesãos a partir de chifre de búfalo, as colheres rituais são parte do património da linhagem de uma família, passando de geração em geração, raramente saindo da casa a que pertencem. De facto, é comum a existência de um suporte fixo à parede semelhante a uma esteira onde as colheres são presas e guardadas para não se confundirem com as colheres de uso comum.

Os próprios motivos gravados no cabo indicam muitas vezes a que antepassado se refere, tanto pela representação de figuras masculinas como femininas (o rosto feminino distingue-se por usar um carrapito), ou de motivos animais, como o galo, associado ao homem, ou a cobra, à mulher.

Agenda
Terapias e Holística

Yoga&Ritmo

Espaço Cultural de Yoga Dança de Shiva Lisboa 27 Jul 2024  |  11h30

Ver mais eventos
Visitas
94,505,642