"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

Colheres (Timor-Leste, século XX)

Colheres esculpidas em chifre de búfalo de concha côncava e cabo talhado com motivos geométricos, zoomórficos e antropomórficos. 

Uma peça do Museu do Oriente.

Colheres

Timor-Leste, século XX
Chifre de búfalo
Museu do Oriente/ FO/1038 a FO/1044

As colheres esculpidas timorenses têm uma função exclusivamente ritual, servindo para oferecer alimentos aos antepassados.

Esculpidas por artesãos a partir de chifre de búfalo, as colheres rituais são parte do património da linhagem de uma família, passando de geração em geração, raramente saindo da casa a que pertencem. De facto, é comum a existência de um suporte fixo à parede semelhante a uma esteira onde as colheres são presas e guardadas para não se confundirem com as colheres de uso comum.

Os próprios motivos gravados no cabo indicam muitas vezes a que antepassado se refere, tanto pela representação de figuras masculinas como femininas (o rosto feminino distingue-se por usar um carrapito), ou de motivos animais, como o galo, associado ao homem, ou a cobra, à mulher.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia de ORIGIN, DESIGUALDADE E PRECONCEITO

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme "ORIGIN" - drama da realizadora Ava DuVernay, nomeado ao Leão de Ouro no festival de Veneza. A antestreia realiza-se em Gaia e Lisboa, no próximo dia 29 de maio, às 21h30. Participa e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
92,241,330