"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

Ranryo

Máscara da performance Bugaku, uma sofisticada dança de corte ainda representada no Palácio Imperial e em alguns templos xintoístas.
Uma peça do Museu do Oriente.


Ranryo
Máscara
Japão, séc. XX
Madeira
Alt.: 42 x Larg.: 23,5 x Prof.: 22,8 cm
©Fundação Oriente/João Silveira Ramos

Máscara da performance Bugaku. Representa o príncipe Ranryo.

As máscaras usadas representam personagens sobrenaturais e animais, como pássaros e dragões. Esta manifestação artística foi importada da China, no século VIII, pela Coreia ou pelo sudeste asiático.

Apenas pode ser observada no Japão, onde ainda conserva o seu património narrativo e performativo. É o caso da dança da corte chinesa, da dinastia Tang (618-907), que evoca as proezas marciais de Lanling (Ranryo, em japonês), um príncipe do século VI que, ao combater, usava uma máscara medonha para esconder o rosto jovem e sedutor.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,222,012