"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

Barril de Sake

Os barris (komodaru) de sake, assim como esta bebida alcoólica de arroz japonesa, também destilada na China, no sul asiático, no norte e sul da América e na Austrália, são utilizados em diversas práticas rituais e cerimoniais e assumem diferentes designações consoante a função.

Uma peça do Museu do Oriente.

Barril de Sake
Japão, séc.XX
Fibras vegetais
Alt.: 19 x Diam.: 18,5 cm
Museu do Oriente, 6J258
©Fundação Oriente

O iwai-zake, literalmente sake para celebração, é ingerido em vários momentos festivos (celebração de vitórias desportivas, etc.), na comemoração de rituais de passagem (casamentos, ano novo, etc.), em rituais de purificação xintoístas, ou em cerimónias de chá.
É usualmente guardado nas garrafas tokkuri e servido nas taças choko.
Os barris que contê iwai-zake são sujeitos à cerimónia kagamibiraki, que consiste em abrir o barril, partindo-o com um maço de madeira, com o qual é desferido um só golpe com um grito estridente. O sake é distribuído por todos e é feito um brinde.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "A RATOEIRA"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 16 de outubro (quinta-feira), às 21h00, no Centro Cultural Malaposta. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
113,844,227