"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

Vishnu - Estátua de Templo

Deus hindu da continuidade, da permanência e da preservação, com capacidade de auxiliar deuses e humanos. 

Uma peça do Museu do Oriente.


Vishnu

Estátua de Templo
Índia, séc.XIX
Madeira
139,5 (alt) x  270 (larg) x 33 (prof)
©Fundação Oriente

O seu culto está na origem do vaisnavismo, uma vertente do hinduísmo. 

Visnhu encarna em diferentes épocas (yugas), para restabelecer a ordem, sempre que esta é posta em causa por entidades ou eventos maléficos.

O seu trajeto nos textos hindus religiosos, como o Rig Veda (c. 1500AEC a 600AEC), os poemas épicos Ramayana (500AEC a 100AEC) e Mahabharata (séc.VI AEC a séc.I EC) e as lendas dos Puranas (séc.IV AEC a 1000AEC), documenta o aumento da sua importância e da sua veneração face a outras divindades.

O seu estatuto, assim como as suas qualidades, foram integrando características de outros deuses, mencionados nas escrituras hindus e venerados na religião popular.

Estas características foram absorvidas no seu culto dando forma às suas dez encarnações: Matsya, Kurma, Varaha, Narasimha, Vamana, Parashurama, Rama, Krishna, Buddha e Kalkin.

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "MELHORES AMIGAS"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 5 bilhetes duplos para ver o FILME DO MÊS, no próximo dia 10 de dezembro (sábado), pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo VIGNETTE

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o evento que terá lugar no próximo dia 9 de dezembro (sexta-feira), pelas 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
73,334,331