"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

Sun Simiao

O deus da medicina é retratado com um tigre que, segundo a lenda, lhe teria devorado o cavalo enquanto este visitava os seus doentes, e ao qual ele retirou um pico de uma pata.

Uma peça do Museu do Oriente

 

SUN SIMIAO
Estátua
China, séc. XIX
Madeira
58 (alt) x 33 (larg) x 20 (prof)
Museu do Oriente, 10C95
©Fundação Oriente 

O taoísmo e o budismo não possuem dogmas obrigatórios; não é imperioso acreditar-se integralmente nas suas crenças, não se correndo o risco de se ser rejeitado pela comunidade ou amaldiçoado após a morte. Por isso os chineses criaram uma religião sincrética, o confucionismo, na qual foram absorvidos elementos vindos do taoísmo, do budismo e de crenças antigas ou ritos de exorcismo. Esta religião não tem sacerdotes; consoante a natureza da cerimónia são chamados indiferentemente bonzos, sacerdotes taoistas ou mestres exorcistas.

O panteão inclui qualquer espírito passível de ter um certo poder e capacidade de prestar ajuda recebendo apenas, em contrapartida, oferendas ou a promessa destas. É um panteão flexível a entradas de novas entidades.

Nos templos de certas aldeias é possível observarmos estatuetas de Jesus Cristo e Maomé, entidades cujo sucesso no ocidente prova a sua potência. Os deuses são numerosos e o seu nome pode corresponder à sua função (deus da riqueza, deus do sol, etc.). Outros adquirem o nome de uma personagem histórica notável.

Agenda
Exposições

"Filhos de 74"

APOIARTE - Casa do Artista 12 Abr a 30 Jun 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Passatempo

Ganhe convites para a peça "A LIBERDADE É UMA MALUCA"

Em parceria com o Teatro do Bairro, oferecemos convites duplos para uma peça escrita e encenada por Hugo Mestre Amaro que, evidenciando o impacto de algumas decisões políticas e ocorrências sociais no contexto da vida privada, constitui uma sátira que intenta ser um retrato de um Portugal herdeiro, nestas últimas cinco décadas, da Revolução dos Cravos. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,673,884