"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Roteiro "Casas da Floresta"

Rota das tradições pelas aldeias do concelho do Fundão: Casas do Bombo, Casa Grande, Casa do Mel, Casa do Cogumelo e Casa das Tecedeiras.

Casa das Tecedeiras


Casa do Bombo
O Bombo simboliza a força coletiva de um povo. O seu som afirma a fertilidade de uma cultura, o seu orgulho, altivez, simplicidade e alegria. A casa do Bombo, situada na aldeia de Lavacolhos, celebra a arte da utilização e da construção do Bombo.
Trata-se de um espaço novo e dinâmico, que oferece aos visitantes a possibilidade de aprender e interagir com artesãos locais. Este espaço destina-se à preservação dos hábitos etnográficos do concelho do Fundão, o folclore, a música e o artesanato local. Aprenda a tocar o Bombo acompanhado pelas melodias pastoris da região.

Casa Grande
Na Casa Grande da Barroca, um solar do século XVIII e antiga residência da Família Reis Trogal que foi restaurado e transformado em equipamento cultural, está instalada a loja das aldeias do xisto e o Centro de Interpretação de Arte Rupestre.
É um antigo Solar que nos acolhe e lança à descoberta das Aldeias do Xisto. Alberga alguns dos Serviços da Junta de Freguesia e, é sede da Rede das Aldeias do Xisto. Aqui, além de uma biblioteca, espaço Internet, sala de formação, auditório e refeitório, funciona ainda uma Loja Aldeias do Xisto, onde poderá encontrar uma vasta gama de produtos artesanais oriundos do pinhal interior.

Casa do Mel
Venha provar o néctar dourado, produzido pela Casa do Mel. Situada em Bogas de Cima, esta casa está inserida numa série de casas temáticas da zona do Pinhal. Além da oportunidade única de descobrir o segredo da vida das abelhas, pode ainda, realizar visitas apícolas, onde será possível, não só extrair os favos das colmeias, provar o seu mel e pólen recolhido pelas abelhas. Claro, tudo acompanhado por especialistas que lhe proporcionarão uma experiência sensacionalmente doce.

Casa do Cogumelo
É na Malhada Velha, pequena localidade de Bogas de Cima, que na antiga escola primária está a Casa do Cogumelo, onde outrora se ensinaram crianças, se redirecionaram objetivos e expandiram sonhos, cultura e saberes. É agora um espaço apetrechado com modernos equipamentos para um novo saber e fazer, um laboratório de produção de cogumelos e uma estufa.
Num enquadramento paisagístico soberbo, de onde este pequeno sítio parece emergir duma vastidão de verde, recebem-se visitas pedagógicas. Uma experiência enriquecedora, pelo conhecimento que se adquire, pois trata-se de um laboratório sofisticado, que se enquadra com a paisagem envolvente. Aqui é proporcionada uma viagem ao mundo dos cogumelos, desde a sua criação em laboratório ao produto final que poderá adquirir.

Casa das Tecedeiras
Parta à descoberta dos segredos do tear na Aldeia de Xisto de janeiro de Cima. Entre fios e cores, a Casa das Tecedeiras acolhe de braços abertos quem cruza a Rua do Paraíso, podendo assim, experimentar as artes do linho, num tear manual que espera as laçadas dos visitantes.
A lã, a seda, a estopa, o trapo e o feltro, são algumas das matérias-primas que ali se trabalham, e que, dão forma a originais écharpes, mantas, cachecóis, entre muitos outros produtos que aí pode encontrar.
Situado no rés do chão deste edifício, existe uma Sala de Chá, que lhe dará a oportunidade de saborear os melhores aromas da Região.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,210,875