"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Rota pelos Museus do Fundão

Neste roteiro sugerimos a visita ao Centro Museológico António Guterres - Domus Mundi, Castelo de Castelo Novo e Palácio do Picadeiro.


Centro Museológico António Guterres - Domus Mundi
Criado em homenagem ao Ex-Primeiro-ministro António Guterres, este museu situa-se no edifício da Junta de Freguesia das Donas, sua terra natal. No seu interior, estão expostas 75 das peças que lhe foram entregues enquanto primeiro-ministro e que doou à autarquia fundanense.
Do espólio exposto, destacam-se os presépios em madrepérola oferecidos por Yasser Arafat, um fato e capacete de piloto da Força Aérea com o nome de António Guterres gravado e uma bandeira portuguesa que lhe foi entregue em Timor-Leste por um dos residentes, após a autonomia.


Castelo de Castelo Novo
Situado num dos mais emblemáticos lugares do concelho do Fundão, o Castelo de Castelo Novo é um edifício emblemático da nossa região, integra um novo modelo de visita que gera uma mais valia para a localidade. Dotado de passadiços, que permitem o acesso a todas as áreas do castelo, a reestruturação e melhoramento do imóvel trouxe equipamentos e valências de tecnologia de ponta.
A visita ao castelo complementa-se com um miradouro virtual instalado na torre de menagem para quem ousa descobrir a história desta aldeia com outros olhos. Perca-se na imensa paisagem natural e construída, que pode avistar do Castelo.




Palácio do Picadeiro
Em Alpedrinha, ao subir a calçada Romana, deparamo-nos com a imponência do Palácio do Picadeiro, edifício construído nos finais do século XVIII. Este solar Barroco, bem ao gosto Beirão, é composto por dois andares, cuja construção tem desafiado o passar dos tempos.
O palácio tem como limite o próprio céu, já que o telhado construído em vidro, deixa em aberto a imensidão do universo. No interior é proposto ao visitante uma viagem pelo território concelhio, recorrendo às novas tecnologias virtuais.




Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,224,065