"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

ROTEIRO QUEIROSIANO

Eça de Queirós utilizou como fonte de inspiração para algumas das ações descritas nas suas obras ambientes da Sintra oitocentista e que hoje nos permite realizar passeios pelo Centro Histórico da Vila Velha, relembrando os passeios das personagens daquelas obras.


Eça de Queirós utilizou como fonte de inspiração para algumas das ações descritas nas suas obras ambientes da Sintra oitocentista, em Alves e Companhia, A Correspondência de Fradique Mendes, O Primo Basílio, A Tragédia da Rua das Flores e Os Maias, podemos encontrar magníficas descrições dos locais e da atmosfera que se vivia nesta vila cortesã e que hoje nos permite realizar passeios pelo Centro Histórico da Vila Velha (antigo Passeio Público), num caminhar tipicamente romântico, temperado por uma arquitetura natural e humana ímpares, relembrando os passeios das personagens daquelas obras.

Carlos da Maia conduz-nos na busca do seu amor impossível por Maria Eduarda do "passo de Deusa maravilhosamente bem feito (...) dos cabelos doirados (...) dos olhos escuros e profundos". O Maestro Cruges, por seu turno, desperta-nos o interesse pela Sintra das queijadas e da manteiga fresca, dos passeios clássicos à Pena, à Fonte dos Amores, à Várzea de Colares para nela barquejar.

Pelo caminho, o recordar da Vila Velha, com o seu mercado e três dos seus hotéis: «O Nunes» "das pandegas fáceis", o «Vitor» funcionando também como uma espécie de Casino, e o «Lawrence», o mais antigo da Península Ibérica e o mais requintado de Sintra.

Por fim, a Estrada Velha de Colares, com a água da Cascata dos Pisões, o musgo dos muros que a ladeiam, e os palácios e jardins das belas quintas; o encontro com Alencar, poeta ultrarromântico, a lembrar os "mil ais" soltados no Penedo da Saudade, envolto nas suas lendas de moiras e cruzados, e escondido pelo Palácio de Seteais. E é na rampa, para lá do arco que une os dois corpos do Palácio, que podemos observar um belo quadro retratado por Eça, numa das mais belas passagens da sua obra:

"No vão do arco, como dentro de uma pesada moldura de pedra, brilhava, à luz rica da tarde, um quadro maravilhoso, de uma composição quase fantástica, como a ilustração de uma bela lenda de cavalaria e de amor, Era no primeiro plano o terreno, deserto e verdejante, todo salpicado de botões amarelos; ao fundo, o renque cerrado de antigas árvores, com hera nos troncos, fazendo ao longo da grade uma muralha de folhagem reluzente; e, emergindo abruptamente dessa copada linha de bosque assoalhado, subia no pleno resplendor do dia, destacando vigorosamente num relevo nítido sobre o fundo do céu azul-claro, o cume airoso da serra, toda a cor de violeta-escura, coroada pelo Palácio da Pena, romântico e solitário no alto, com o seu parque sombrio aos pés, a torre esbelta perdida no ar, e as cúpulas brilhando ao sol como se fossem feitas de ouro (...)".


 

Roteiro efetuado pela Câmara Municipal de Sintra
Núcleo de Roteiros Culturais

O Núcleo de Roteiros Culturais é um serviço aberto a grupos, compostos no mínimo por 10 participantes, das mais diversas proveniências cujo objetivo é divulgar o Património Histórico-Cultural do Concelho de Sintra.

Este Núcleo realiza passeios subordinados às mais diversas temáticas, sendo de realçar os Roteiros Queirosiano, Medieval, Romântico, Centro Histórico de Sintra, Hans Christian Andersen, Igrejas Rurais de Sintra, Centro Histórico de Colares, entre outros, que possam ser efetuados a partir de solicitações que nos sejam formuladas.

Deverá ser efetuada uma consulta prévia para os Roteiros Culturais, a fim de verificar se existe disponibilidade, na agenda de marcações, para a data pretendida.

Os roteiros apenas são efetuados mediante marcação.

Departamento de Cultura, Juventude e Desporto

Email: dcul.associativismo@cm-sintra.pt

Tel: 21 923 88 28

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,156,907