"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Entre vinhos e pipas

Esta rota vai proporcionar aos apreciadores e interessados pela temática do vinho, a possibilidade de visitarem as diversas adegas e outros estabelecimentos do concelho do Montijo.

Enoturismo, conceito relativamente recente, é um segmento da atividade turística que se fundamenta na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições e tipicidade das localidades que produzem esta bebida. O Enoturismo constitui um dos principais produtos turísticos da região de Setúbal e as Rotas constituem instrumentos privilegiados na divulgação deste produto turístico.
O Turismo vitivinícola é o principal objetivo de um dos grandes instrumentos ao serviço do Enoturismo – as Rotas de Vinho.

A Rota dos Vinhos da Península de Setúbal pretende desenvolver o conceito de Enoturismo, atribuindo novas dimensões a este inigualável produto - o vinho aliando-o às potencialidades turísticas de cada região.

A Associação da Rota dos Vinhos, fundada em 2003, tem a sua sede na Casa Mãe da Rota dos Vinhos, em Palmela, edifício que foi uma antiga adega recuperada para o efeito.
A Câmara Municipal de Montijo é um dos associados.

Viva os encantos desta rota. Experiências que vão enriquecer o seu conhecimento, a sua vida e, certamente, aumentar o seu gosto pelos vinhos da Península de Setúbal.

Parta do Posto de Turismo e, pelo  IC32, rume à Vila de Palmela.

Aqui, visite a Casa Mãe da Rota dos Vinhos, situada no Largo de São João, numa antiga adega recuperada para o efeito. Aqui poderá provar o único e incomparável Moscatel de Setúbal e a Fogaça de Palmela.

Saindo deste agradável espaço, tome a EN533, até à localidade de Algeruz, onde pode visitar o Núcleo Museológico do Vinho e da Vinha. Instalado na propriedade do Kartódromo Internacional de Palmela (KIP), na antiga adega da herdade de Algeruz, apresenta um valioso espólio constituído por maquinaria e utensílios ligados à produção vinícola. Esta adega foi distinguida em 1937 pela Federação Nacional dos Vinhos como “a mais moderna adega do país”.

Depois de visitar este interessante espaço, siga para a localidade do Poceirão. Visite a adega Casa Ermelinda Freitas. Também aqui poderá apreciar os néctares desta empresa familiar, com quatro gerações de tradição vitivinícola.

Entretanto, chegada a hora do almoço, aproveite para degustar as especialidades desta região.

Ao sair do Poceirão, siga a indicação de Pegões.

Já na localidade de Santo Isidro de Pegões, antes de chegar à Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões, visite algum do património construído, existente nesta freguesia: Escultura “Homenagem à Agricultura”, situada junto ao Parque de Material Agrícola, obra de arte datada de 1967 e executada pelo mestre Artur Bual; Fontanário de Pegões, inicialmente chamado de Fonte D’el Rei, construído no século XVIII por D. João V; Igreja de Santo Isidro de Pegões, dedicada a Santo Isidro, patrono dos fazendeiros, fundada na década de 40, do século XX, parte do núcleo que resultou do Projeto de Colonização Interna.

Para terminar, deixe-se guiar até à Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões, onde técnicos da adega lhe proporcionarão um mini-curso de iniciação à prova de vinhos. Ainda aqui, na renovada Sala de Provas, descontraia-se com um agradável jantar, acompanhado de noite de fados.

Saiba que, foi o grande proprietário rural e industrial de cerveja - José Rovisco Pais -, quem doou as suas herdades de Pegões aos Hospitais Civis de Lisboa. A Cooperativa Agrícola constituída por Alvará de 7 de Março de 1958 veio fornecer o apoio técnico e logístico à elaboração dos primeiros vinhos de Pegões. Pegões é hoje uma adega moderna e competitiva, reconhecida tanto a nível nacional como internacional, com inúmeras distinções e prémios nos mais renomeados concursos mundiais de vinhos.

Regresse ao Montijo.


ENTRE VINHOS E PIPAS

Posto de Turismo
Avenida dos Pescadores, n.º 50
Jardim Casa Mora (Avenida 25 de Abril)
Tel.: 21 232 77 84
Email: pturismo@mun-montijo.pt
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 

Agenda
Exposições

Pés de Limão

Museu do Quartzo, Mosteiro de Grijó e Go Romaria Cultural 13 Jul a 28 Jul 2024

Passeios e Visitas

Lisboa Moderna

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta 13 Jul 2024  |  10h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o festival Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer dia 13 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "O Segredo dos Perlimps", "Uma Imagem Permanente" e "Estamos no Ar".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
94,059,795