"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Entre vinhos e pipas

Esta rota vai proporcionar aos apreciadores e interessados pela temática do vinho, a possibilidade de visitarem as diversas adegas e outros estabelecimentos do concelho do Montijo.

Enoturismo, conceito relativamente recente, é um segmento da atividade turística que se fundamenta na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições e tipicidade das localidades que produzem esta bebida. O Enoturismo constitui um dos principais produtos turísticos da região de Setúbal e as Rotas constituem instrumentos privilegiados na divulgação deste produto turístico.
O Turismo vitivinícola é o principal objetivo de um dos grandes instrumentos ao serviço do Enoturismo – as Rotas de Vinho.

A Rota dos Vinhos da Península de Setúbal pretende desenvolver o conceito de Enoturismo, atribuindo novas dimensões a este inigualável produto - o vinho aliando-o às potencialidades turísticas de cada região.

A Associação da Rota dos Vinhos, fundada em 2003, tem a sua sede na Casa Mãe da Rota dos Vinhos, em Palmela, edifício que foi uma antiga adega recuperada para o efeito.
A Câmara Municipal de Montijo é um dos associados.

Viva os encantos desta rota. Experiências que vão enriquecer o seu conhecimento, a sua vida e, certamente, aumentar o seu gosto pelos vinhos da Península de Setúbal.

Parta do Posto de Turismo e, pelo  IC32, rume à Vila de Palmela.

Aqui, visite a Casa Mãe da Rota dos Vinhos, situada no Largo de São João, numa antiga adega recuperada para o efeito. Aqui poderá provar o único e incomparável Moscatel de Setúbal e a Fogaça de Palmela.

Saindo deste agradável espaço, tome a EN533, até à localidade de Algeruz, onde pode visitar o Núcleo Museológico do Vinho e da Vinha. Instalado na propriedade do Kartódromo Internacional de Palmela (KIP), na antiga adega da herdade de Algeruz, apresenta um valioso espólio constituído por maquinaria e utensílios ligados à produção vinícola. Esta adega foi distinguida em 1937 pela Federação Nacional dos Vinhos como “a mais moderna adega do país”.

Depois de visitar este interessante espaço, siga para a localidade do Poceirão. Visite a adega Casa Ermelinda Freitas. Também aqui poderá apreciar os néctares desta empresa familiar, com quatro gerações de tradição vitivinícola.

Entretanto, chegada a hora do almoço, aproveite para degustar as especialidades desta região.

Ao sair do Poceirão, siga a indicação de Pegões.

Já na localidade de Santo Isidro de Pegões, antes de chegar à Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões, visite algum do património construído, existente nesta freguesia: Escultura “Homenagem à Agricultura”, situada junto ao Parque de Material Agrícola, obra de arte datada de 1967 e executada pelo mestre Artur Bual; Fontanário de Pegões, inicialmente chamado de Fonte D’el Rei, construído no século XVIII por D. João V; Igreja de Santo Isidro de Pegões, dedicada a Santo Isidro, patrono dos fazendeiros, fundada na década de 40, do século XX, parte do núcleo que resultou do Projeto de Colonização Interna.

Para terminar, deixe-se guiar até à Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões, onde técnicos da adega lhe proporcionarão um mini-curso de iniciação à prova de vinhos. Ainda aqui, na renovada Sala de Provas, descontraia-se com um agradável jantar, acompanhado de noite de fados.

Saiba que, foi o grande proprietário rural e industrial de cerveja - José Rovisco Pais -, quem doou as suas herdades de Pegões aos Hospitais Civis de Lisboa. A Cooperativa Agrícola constituída por Alvará de 7 de Março de 1958 veio fornecer o apoio técnico e logístico à elaboração dos primeiros vinhos de Pegões. Pegões é hoje uma adega moderna e competitiva, reconhecida tanto a nível nacional como internacional, com inúmeras distinções e prémios nos mais renomeados concursos mundiais de vinhos.

Regresse ao Montijo.


ENTRE VINHOS E PIPAS

Posto de Turismo
Avenida dos Pescadores, n.º 50
Jardim Casa Mora (Avenida 25 de Abril)
Tel.: 21 232 77 84
Email: pturismo@mun-montijo.pt
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,936,479