"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Aquamuseu do Rio Minho

O Aquamuseu, situado em Vila Nova de Cerveira, convida-nos a fazer uma viagem ao Rio Minho, desde a nascente até à foz, conhecendo a fauna e flora do Rio Minho, a evolução das técnicas piscatórias.

 

Inaugurado em julho de 2005, o Aquamuseu do Rio Minho é um projeto único no país, destinado a fins turísticos, pedagógicos e de investigação. O conjunto de aquários está ordenado de forma a permitir uma viagem ao longo de todo o rio, começando em Lugo (Espanha) e terminando na foz, em Caminha.

Ao longo do trajeto, o visitante fica a conhecer as espécies piscícolas mais representativas do rio, como a truta, a tainha ou a lampreia. Além das cerca de quatro dezenas de peixes nos aquários, há ainda um casal de lontras alojado num espaço próprio, no exterior do Aquamuseu.

Aqui também se pode ficar a conhecer as artes da pesca que atravessaram gerações de homens ligados ao rio, além de equipamentos, materiais, utensílios e roupas utilizados pelos pescadores. Uma biblioteca/cafetaria com esplanada, convertível em auditório, completa as infraestruturas de apoio ao espaço. 

Serviços Educativos:
Visitas guiadas por Biólogos para grupos escolares e não escolares, atividades pedagógicas para escolas desde o pré-primário ao ensino superior, embarcação, programas educativos para férias escolares.

Localização
Parque de Lazer do Castelinho
4920-290 Vila Nova de Cerveira
Telefone: 251 708 026
Fax: 251 708 022
Coordenadas: GPS 41º56'16.79''N /8º44'57.58''W4
E-mail: aquamuseu@cm-vncerveira.pt

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,144,166