"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Aveiro, cidade Arte Nova

Distinguida como a cidade-museu da Arte Nova em Portugal, Aveiro é membro da “Réseau Art Nouveau Network” a par de Barcelona, Bruxelas, Budapeste, Glasgow, Helsínquia ou Havana.

Casa do Major Pessoa Casa – Edifício do Rossio Edifício da Casa dos Ovos Moles Museu da República Edifício da Cooperativa Agrícola Edifício Restaurante – Pensão Ferro Edifício da Residência do Arquiteto Silva Rocha Edifício – Bar do Hotel “As Américas” Edifício da Sapataria Miguéis Coreto do Parque Municipal Infante D. Pedro


Venha descobrir o encanto deste período delicado e sedutor da arte do século XX fazendo uma visita a pé pela Rota da Arte Nova, um percurso concebido para o ajudar a identificar todos os edifícios e monumentos que ostentam as marcas deixadas por nomes como Ernesto Korrodi, Francisco Augusto da Silva Rocha, Jaime Inácio dos Santos, José de Pinho ou Carlos Mendes.

 

:: 10 Edifícios Arte Nova a visitar em Aveiro

1. Casa do Major Pessoa

R. Barbosa Magalhães, nºs 9, 10, 11 e Travessa do Rossio

Ex-líbris arquitetónico da Arte Nova aveirense, uma exuberante composição de flores e arabescos em pedra e ferro forjado riscada por Ernesto Korrodi e Silva Rocha.

2. Casa – Edifício do Rossio

Largo do Rossio, nºs 3 e 4

Edifício recentemente recuperado, com varandas e janelas em pedra de moldura recortada e ondulante, onde se destaca ao centro a varanda de ferro forjado.

3. Edifício da Casa dos Ovos Moles

R. João Mendonça, nºs 24 e 25

Nesta casa, o piso superior sobressai pela elegância curvilínea das janelas, com os seus varandins de ferro forjado, e os apontamentos florais que pontuam toda a fachada.

4. Museu da República

R. João Mendonça, n.º 11 e 13

Este edifício destaca-se pela sua estrutura imponente em pedra, com uma fachada exuberante dominada pela zona central, onde um conjunto ascendente dominado pela grande varanda com um mascarão de mulher termina numa delicada mansarda. A decoração articula motivos florais de pedra com o ferro trabalhado das guardas de janelas e varandas.

5. Edifício da Cooperativa Agrícola

R. João Mendonça, nº 5, 6 e 7

Casa com a fachada coberta por painéis de azulejo policromático, que modelam a elegância da estrutura, aos quais se junta o ferro e um requintado trabalho esculpido em pedra de Ançã.

6. Edifício Restaurante - Pensão Ferro

R. Tenente Resende, nº 30
Construção projetada por Silva Rocha, a sua estrutura é representativa da simbiose entre o ferro, o vidro, a pedra e o azulejo.

7. Edifício da Residência do Arquiteto Silva Rocha

R. do Carmo, nºs 12 e 14

Uma exuberante moradia, onde as decorações vegetalista das molduras curvas das varandas e janelas de pedra se unem às estruturas de ferro, com painéis de azulejos em que as composições de enlaçados e flores predominam.

8. Edifício – Bar do Hotel “As Américas”

R. Eng.º Von Haff

Um edifício que junta o gosto da “casa portuguesa” com a decoração que se divide entre grinaldas e delicados pendões florido esculpidos em pedra nas janelas e alpendres e recortes de ferro em formas geométricas. Toda a fachada é percorrida por uma cimalha de azulejos.

9. Edifício da Sapataria Miguéis

R. De Coimbra, nºs 1 e 3

Casa onde as portas e as vitrinas têm sumptuosas molduras de pedra esculpida com grinaldas e mascarões.

10. Coreto do Parque Municipal Infante D. Pedro

Avenida Araújo e Silva
Construção típica de jardins e espaços de lazer, em estrutura octogonal de ferro, com decoração tipicamente Arte Nova.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,155,290