"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Tomar, caminho dos Templários

Em Tomar e nos seus arredores, a Ordem dos Templários possuía várias comendas, assim como o Infante D. Henrique detinha investimentos particulares relacionados com a sua Casa Senhorial, como por exemplo as Saboarias, de cujo fabrico e venda era o concessionário exclusivo.

Foi na época do Infante que Tomar atingiu o seu período áureo, quer a nível económico quer cultural, chegando ele próprio a intervir em obras no Convento e no traçado urbano.

Estátua do Infante Dom Henrique em Tomar

Nos séculos XV e XVI Tomar era o ponto de passagem obrigatório para quem ia para Lisboa, Santarém ou Coimbra ou mesmo para o Porto; daqui partia o nó por onde se alcançava Leiria. Estes caminhos eram abundantemente utilizados por almocreves e por isso encontravam-se espalhados pela vila muitos albergues e hospitais. Ainda no tempo do Infante chegou a ser criado o Hospital de Nossa Senhora da Graça, pela Confraria dos Almocreves.

Em seguida passamos a descrever três monumentos cuja visita aconselhamos. Após ter visitado o Convento de Cristo sugerimos que alargue o seu passeio ao Castelo, para, em seguida, descer à Praça do Município e apreciar a Igreja de S. João Baptista. Para finalizar este passeio não deixe de ir até à Rua Aquiles da Mota Lima para conhecer a emblemática Igreja de Santa Maria do Olival.

Pontos de Interesse

 
Castelo / Muralhas

O núcleo do castelo foi fundado no séc. XII por Gualdim Pais, depois de a cidade de Tomar ser escolhida para sede da Ordem do Templo.
Tinha inicialmente uma função defensiva face ás ameaças dos mouros, situando-se a Alcáçova no ponto mais alto da colina. Resistiu ao violento ataque de 1190.
Toda a extensão das muralhas pode ser percorrida a pé vislumbrando-se os mais bonitos panoramas sobre a cidade de Tomar.


Igreja de S. João Baptista
Situada na Praça do Município, a construção desta igreja já estava terminada em 1510. Ladeando a fachada, com o seu magnífico portal tardo-gótico pode ver-se uma torre do mesmo período.
Pode-se observar a influência das formas batalhinas na decoração das platibandas. No interior, de três naves, podem ver-se magníficos quadros de cerca de 1538-39, atribuídos a Gregório Lopes e um tríptico luso-flamengo do início de quinhentos, no Baptistério, atribuído a Eduardo o Português, discípulo do mestre flamengo Quintino de Metsys.


Igreja de Santa Maria do Olival
Construída por D. Gualdim Pais, foi o primeiro panteão da Ordem Templária, sendo um elemento de referência para a evolução da arquitetura gótica em Portugal. O seu construtor trabalhou provavelmente na construção do Mosteiro de Alcobaça.
Na fachada existem grandes aberturas por onde entra luz para o interior que é bastante iluminado. Pelo exterior também se pode adivinhar a estrutura da planta de três naves sendo a central muito mais elevada que as outras. A galeria lateral foi construída posteriormente ao resto do edifício. Dos três corpos da fachada ressalta o central pela sua enorme rosácea e pelo pórtico gótico, com arquivoltas semicirculares assentes em colunelos dotados de capitéis de feição naturalista.
No interior, com cobertura de madeira, nota-se a utilização de uma gramática estilística totalmente gótica, já sem vestígios de românico. A ligação dos arcos com os pilares, sem capitéis é perfeita. A cabeceira é constituída por uma capela-mor, sem transepto, cuja cobertura é abobadada.
Este edifício apresenta um grande despojamento, quer na sua conceção arquitetónica quer na sua decoração, que é próprio do início do gótico em Portugal, e cujas soluções foram depois divulgadas pelas Ordens Mendicantes.

Foi com o Infante D. Henrique que a povoação mais se desenvolveu. Foi a seu mando que se alargou a urbanização e o prolongamento do povoado para Norte da Corredoura. Sob sua orientação, o traçado urbanístico passou a seguir um modelo mais ou menos retilíneo a partir do rio, subindo a encosta em direção ao Castelo. Diz-se que Eugénio dos Santos e Manuel da Maia, quando foram encarregados de reconstruir Lisboa depois do terramoto de 1755, visitaram Tomar a fim de estudar o seu traçado.
Também a colónia judaica desempenhou um papel proeminente na vida económica da cidade. Foi-lhe atribuída a Rua da Judiaria para aí se instalar. Nesse local construíram os judeus a sinagoga, que ainda hoje pode ser visitada.
 
Sinagoga 
A sinagoga de Tomar é o melhor edifício do tipo existente em Portugal, sendo um exemplar completo para o estudo da presença judaica no território português e em particular na cidade de Tomar.
Fica situado na atual Rua Dr. Joaquim Jacinto, antiga Rua Nova, num nível inferior ao do pavimento da Rua. O seu espaço teve ao longo dos séculos variadas funções: cadeia, no séc. XVI, passando depois a armazém, até ser adquirido por um particular, Dr. Manuel Schawrtz e por ele doada ao Estado em 1939.
Alberga no seu interior o Museu Luso-Hebraico Abraham Zacuto. Este edifício revela a importância que os Judeus tiveram no desenvolvimento da cidade de Tomar nos sécs. XIV e XV.
A sua construção de planta quadrada com um abobadamento assente em quatro colunas demonstra pormenores orientalizantes. Nos seus cantos, embutidas na paredes, encontram-se oito bilhas de barro viradas ao contrário para efeitos acústicos.
Este templo continha também um anexo para o culto sabático feminino onde foi encontrada uma talha para a cerimónia de purificação, "mikveh".

Visita ao Centro Histórico 
Como lembrança dos tempos do Infante e da cidade da época dos Descobrimentos poderá visitar, junto ao rio, os Lagares del Rey, do séc. XV, que constituem um exemplar antigo do aproveitamento da força da água e onde ainda se encontram as armas de D. Manuel.
Na Rua Serpa Pinto, antiga Corredoura, realizavam-se os desfiles dos cavaleiros da Ordem e, ao fim desta Rua, poderá atravessar calmamente o rio Nabão sobre uma antiga ponte.
Na Rua dos Arcos encontram-se vários inseridos em casas, sendo que alguns são do antigo Paço dos Estaus. Nas imediações destas ruas podem também apreciar-se janelas quinhentistas.
Outro aspeto relevante nesta visita é sem dúvida a riqueza gastronómica que caracteriza Tomar, com destaque para a sua doçaria de origem conventual (devido à influência do Convento de Cristo). Fatias de Tomar ou da China, doce de gemas de ovo e de açúcar, pudim de queijo fresco, Rosas de Tomar e Castanhas Doces são algumas das principais atrações gastronómicas da cidade.
A proximidade com o rio fez com que se desenvolvessem também variadas formas de cozinhar peixes de rio, como o sável e a lampreia. A Lampreia de Cabidela, as Ovas de Sável, o Bacalhau à Flor do Nabão, as Couves à D. Prior, as Morcelas de Arroz e a Pá de Cabrito com Grelos são alguns dos pratos típicos.
 
Vista geral de Tomar, rio Nabão e ponte antiga
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,919,716