"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Montijo... e o campo aqui tão perto

Com este roteiro pretende-se proporcionar aos visitantes um percurso que alie o património histórico-cultural, que predomina na cidade, ao vasto e diversificado património natural que encontramos nas freguesias rurais de Canha e Pegões.

O campo, ou como modernamente agora se designa, o mundo rural, tem ao longo dos últimos anos, passado por diversas mudanças.

A agricultura era a atividade económica predominante, com uma categoria social específica, envolvendo pessoas com estilos de vida, valores e condutas próprias a viveram um "tipo de paisagem inconfundível, exalando pureza e equilíbrio".

Um campo moderno, gerador de emprego em áreas distintas, criador de riqueza, de novos estilos de vida e ainda refúgio para dias de descanso e lazer em contacto com a natureza.

Partindo da peculiar divisão do concelho do Montijo em duas zonas distintas, Este e Oeste, salientamos a região interior (Este ou Oriental) de características rurais alentejanas, onde paira a calma e a tranquilidade - a vida ao ritmo da Natureza.

A região interior - Este ou Oriental - corresponde às localidades de Santo Isidro de Pegões, Pegões e Canha, ocupando uma área de 291,6km2, o que corresponde a 83,7% do território do concelho.

A região é espaço de produção agro-florestal, ainda que a ocupação do solo e o seu uso não sejam constantes em toda a sua extensão.

Destaca-se o montado de sobro. Com pastagens e extensas vinhas, é uma zona com muitas explorações agrículas e pecuárias.

Nos anos 50 do século XX, destaca-se a implantação do maior projeto de colonização interna realizado em Portugal - o Colonato de Sto. Isidro de Pegões, de arquitetura bastante singular, que permitiu a fixação de 205 famílias em casais agrículas.

Nos últimos anos tem surgido uma dinâmica em termos de oferta turística. Num quadro de regresso aos valores da terra, de que se destaca a consciência ambiental, o turista considera o turismo, não como um privilégio, mas como uma necessidade. Porque o viajante é mais informado e mais exigente, tem mais escolhas de produtos e é mais aventureiro, procura uma multiplicidade de experiências e destinos turísticos à sua medida.

A atividade turística procura dar mais atenção aos aspetos imateriais da vida, aos valores humanos, ao fortalecimento da cultura, à preservação do património natural.

Quem se desloca a esta região procura um conjunto de experiências marcadas pela vivência do campo e pelo conhecimento das nossas origens.

Para além do Património Civil, Religioso e Natural, reunimos aqui a oferta turística em espaço rural e os vários agentes que nesta região desenvolvem a sua atividade.

Temos um grupo de pequenas empresas no território, temos atores capazes de gerar essa oferta turística integrada, estamos em período de reformulação de valores. De novas prioridades.


Pontos de Interesse

HERDADE DO MOINHO NOVO
Exploração agrícola lúdico-pedagógica, com espaços multiusos, onde se realizam as mais variadas atividades outdoor para grupos, nomeadamente participação em atividades rurais - exploração de avestruzes e bovinos em método biológico, passeios de trator; BTT, TT, slide, rappel, escalada, canoagem, passeios de pónei ou de balão; workshops de artesanato; eco turismo; campismo, ou simplesmente almoços de convívio.
Agro-Turismo de Charme
São 8 Suites independentes, com kitchenette, casa de banho e uma varanda com vista privilegiada sobre o montado, o lago e a piscina. Ao fundo, é possível observar os cavalos, as vacas e os gamos. A envolvente é uma exploração agrícola real onde os hóspedes podem integrar e participar nos afazeres diários de uma quinta. Passeios a pé, de bicicleta, a cavalo ou de jipe, fazem parte da oferta onde é possível contactar diretamente com a vasta flora e fauna local. A zona ajardinada é composta por hortas biológicas e plantas aromáticas onde os clientes podem colher os seus próprios legumes para confecionar as suas refeições.
Encomende a sua aventura, a imaginação é sua! 

Telem.: (+351) 938307972
E-mail: casas@moinhonovo.com | Site: www.moinhonovo.com
Morada: Herdade do Moinho Novo - 2985-001 Canha
Coordenadas GPS: Latitude:38.47`01.39"
Longitude: 8.38`25.95"


THE CAMP
O The Camp® é uma marca registada, que tem à sua disposição uma equipa, que se dedica à exploração da Quinta Nª Srª de Fátima.
Localizada em Pegões a cerca de 1 hora de Lisboa, dispõe de 4 hectares onde desenvolve várias atividades, com uma pista de relva multiusos (90*60) e uma praça de toiros.
As atividades são diversas: aluguer de espaços, aniversários, casamentos e batizados, clube hípico, merchandising, programas temáticos, quinta pedagógica, serviços de catering e fotografia, e turismo rural.

Telem.: 932855925 / 937414390
E-mail: geral@thecamp.pt | Site: www.thecamp.pt
Morada: Rua Francisco Lucrécio, Quinta N.ª Sr.ª Fátima 2985-204 Pegões
Coordenadas GPS: Latitude: 38.41`50.05"
Longitude: 8.37`23.39"


QUINTA DAS RISCAS
Situada a cerca de 20km da Ponte Vasco da Gama, a Quinta das Riscas define-se como Rústica, Exótica, Apaixonante e Mágica. Numa extensa área de jardim, ao som de cascatas de água onde surge um imponente oásis de coqueiros, poderá apreciar o pôr-do-sol e a extensa fauna (cisnes, pavões, burro mirandês, caturras, patos-real, entre outros), que fazem as delícias dos mais pequenos e daqueles que visitam este espaço, desenvolvido em total harmonia com a natureza. Aliada a uma equipa de profissionais empenhados em servi-lo com o máximo rigor, num ambiente acolhedor e harmonioso, poderá desfrutar de momentos degustativos ao longo do dia.
É o local perfeito para um evento único e memorável (casamentos, batizados, festas de empresa e festas de aniversário).

geral@quintadasriscas.pt
912650099 / 916214094
www.quintadasriscas.pt
Coordenadas GPS: Latitude:38º 40`41.30"
Longitude:8º 45`15.23"


 
ROTAS & SISTEMAS Animação Turística

Rotas & Sistemas foi criada com o objetivo de proporcionar um conjunto de experiências de aventura com particular incidência nas atividades de Todo o Terreno, BTT e Atrelagem Equestre.
A nossa missão, consiste em fazer com que todos aqueles que desfrutam das nossas atividades, retenham no espírito a importância dos valores da Natureza, e da sua consequência para o equilíbrio do Homem na sua dimensão mais humana. Todas as nossas atividades procuram dar a conhecer o valor do mundo rural e da sua cultura mais genuína.
Privilegiamos o contacto e o envolvimento dos autóctones em todas as experiências que proporcionamos a quem nos procura. O valor da paisagem, o valor humano, mas também os produtos mais genuínos saídos das nossas terras e das artes dos nossos produtores. 
Realizamos sonhos.

Telem: 917576782
E-mail: ruisimao.rs@gmail.com
Morada: Rua Humberto Delgado, 96, 2985-213 Pegões
Coordenadas GPS: Latitude: 38.40`54.55"
Longitude: 8.36`24.84"

Sirius Park Eco Camping 

Telem: 919569955
Email: geral@siriuspark.pt; reservas@siriuspark.pt
Site: www.siriuspark.pt
Morada: Rua Artur Agostinho CCI 4220, 2985-101 Pegões Velhos
Coordenadas GPS: Latitude: 38.41`01.50"
Longitude: 8.45`04.70"


COOPERATIVA AGRÍCOLA STº ISIDRO DE PEGÕES
Adega moderna e cooperativa reconhecida tanto a nível nacional como internacional, com inúmeras distinções e prémios nos mais renomeados concursos mundiais de vinhos. Regista uma diversidade de marcas para a sua gama de produtos, que vai desde os vinhos de mesa passando pelos regionais, DOC, Garrafeira, Colheita Selecionada, Moscatel, Light, Espumanes, etc.. Vende a totalidade da sua produção engarrafada (mais de 7.000.000 de litros) 75% para o mercado nacional e 25% para o internacional.

Telef: 265898860
E-mail: eva.figueira@cooppegoes.pt / geral@cooppegoes.pt
Site: www.cooppegoes.pt
Morada: Rua Pereira Caldas n.º 1 - 2985-158 Pegões
Coordenadas GPS: Latitude:38.41`09.44``
Longitude: 8.39`35.75"


QUINTA DOS MOCHOS
O que somos: Um casal de músicos, uma violetista e um cantor lírico, que após anos de viver na "incerteza" e a assistir ao contínuo desinvestimento na cultura por parte da máquina do Estado, assim como dos privados, decidiu enfrentar o destino de frente, meter mãos à obra e criar um projeto sustentável, de raiz e com perspetivas futuras. Iniciaram a empresa Moser & Moura, Lda, a qual gere a quinta com a marca registada "Quinta dos Mochos - Agricultura Biológica".
O que fazemos: Produzimos e comercializamos cogumelos Shiitake, bagas Goji assim como plantas Goji. Tudo com certificação biológica. Estamos de portas aberas para visitas e workshops sobre produção de cogumelos em troncos e produção de bagas Goji.
Os nossos objetivos: Para além das nossas produções principais já referidas, estamos a preparar a quinta com as condições para ser um polo de turismo agrícola, apresentando não só as infrastruturas necessárias para alojamento turístico, sala de conferências, loja mas também pontos de interesse e lazer como a "nossa horta", o cantinho dos animais, parque infantil, etc..

Telem: 967702180 / 967702183
E-mail: joao@quintadosmochos.com | Site: www.quintados mochos.com
Morada: Rua da Estremadura, Craveira Norte 2985-258 Pegões
Coordenadas GPS: Latitude: 38.40`26.57"
Longitude: 8.35`07.73

 

MONTE DA CHARCA
Alojamento local rústico, situado numa ampla vinha a 40 minutos de Lisboa, dispõe de uma zona de piscina e de 8 quartos com wc privado e ar condicionado, biblioteca, loja de vinhos do Monte, HonestyBar e Sanduiche Bar. Reproduzindo fielmente a traça das casas agrícolas da região, o Monte da Charca proporciona um ambiente único com um leque variado de atividades ao ar livre.
Os hóspedes podem desfrutar plenamente a charca do monte nos caiaques, piscina, bicicletas, caminhadas, piqueniques! 

Olho de Bode de Cima, N251
2985-001 Canha
Tel. +351 212197617
E-mail: geral@malotojo.com
GPS - N 38º 43`33" W 8º 36`25"


MONTE DAS MÓS
O Monte das Mós é um local totalmente dedicado ao cavalo, sobretudo ao cavalo tradicionalmente utilizado em Portugal. Além da criação de Lusitanos, dedica-se ao treino e à prática da equitação tradicional portuguesa, nas suas variadas facetas: equitação à portuguesa, equitação de trabalho e tauromaquia. 

Telem: 917251513
E-mail: montedasmos@gmail.com
Morada: estrada Municipal 533, 2985-056 Canha
Coordenadas GPS: Latitude:38.45`12.05"
Longitude: 8.38`46.72"


  MONTE DO GIRASSOL

O Monte Girassol é uma moradia típica do “Colonato de Pegões”, recentemente restaurada, com interesse histórico-cultural para o concelho e a região, situada em plena Rota dos Vinhos de Setúbal, nas Faias, Sto. Isidro de Pegões, a 40Km de Lisboa. 

Trata-se de um empreendimento turístico no espaço rural de qualidade registado no Turismo de Portugal. A sua capacidade instalada permite hospedar até 14 pessoas no total. 

O Monte Girassol tem obtido, desde a sua abertura em 2015, um elevado grau de satisfação dos seus hóspedes que lhe permitiram receber o exclusivo prémio “Guests Review Award 2016” com a segunda melhor pontuação no site de referência Booking.com (9,6/10) em toda a região turística de Lisboa.

Rua da Agricultura, 147, CCI 4802, Faias
2985-104 St.º Isidro de Pegões
+351 265409508
info@montegirassol.com
www.facebook.com/montegirassol.casadecampo
Coordenadas GPS: Latitude: 38º 41`59.92" N
Longitude: 8º 44`1.85"W



SABORES DA TERRA

Os produtos rurais passaram a ter uma importância até aqui nunca reconhecida. Os sabores da terra passaram a ser considerados como um elemento de atratividade das populações urbanas, sedentas de produtos genuínos, autênticos, com história e fora do mercado das marcas massificadas.

Para acompanhar a gastronomia da região e como princípio para o bom e bem confecionado prato, devemos optar por escolher um vinho de qualidade.

Situada entre duas reservas naturais, a do Estuário do Tejo a Noroeste e a do Sado a sudoeste, a poente a Serra da Arrábida e a nascente de Barros Alentejanos, a região de Pegões apresenta condições climáticas privilegiadas, que se traduzem na excelente qualidade dos seus vinhos.

Plantação de novas vinhas, empregos melhor qualificados nas técnicas de vitivinicultura, técnicos e enólogos de renome no panorama da enologia nacional evidenciam o crescimento na Cooperativa Agrícola de S. Isidro de Pegões, no seu volume de vendas e nos consequentes benefícios dos seus associados.

Outros produtores do concelho têm acompanhado este crescimento, como a Adega das Passarinhas, Vinipegões e Fundação Stanley Ho, embora numa menor dimensão, o que não significa menor importância.

A Malo Tojo dedicada à produção de vinho, dispõe de 100ha de vinha, distribuídas por duas propriedades localizadas na Península de Setúbal - Quinta de Catralvos, em Azeitão e Monte da Charca, em Pegões.

O Monte da Charca, com uvas exclusivamente tintas está situado perto da fronteira com o Alentejo, onde as temperaturas altas no verão favorecem o açúcar e a maturação de cor ideal para as castas tintas.

As Adegas vão ganhando notoriedade, o número de eventos ligados ao vinho e à gastronomia têm crescido e melhorado e o Enoturismo passou também a ter um papel relevante.

A gastronomia montijense é, pois, um mosaico de paladares, ao qual é difícil de resistir!


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,151,513