"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Trilhos do Alto Minho

Partindo do largo em Ponte de Lima, de frente para o rio, vire à esquerda e desça até à avenida dos Plátanos, passando pelo Museu dos Terceiros e pela igreja da Senhora da Guia e passando por baixo da ponte nova (Ponte Nª Sª da Guia).

Ponte de Lima - Foto de Osvaldo Gago, wikipédia

 

Este caminho (em terra abtida e em determinados locais entre dois muros com vinha por cima), estende-se paralelamente ao rio durante cerca de 1 km., virando em seguida à esquerda e vendo-se uma capela também à esquerda.

Continue em frente, mantendo a cruz à sua esquerda e, chegando à estrada principal, vire à direita de forma a atravessar a ponte. 200 metros mais adiante verá uma curva à esquerda que conduz a um caminho empedrado coberto por parreiras; 50 metros mais à frente o caminho curva à esquerda e segue em direcção ao cume da colina, onde se vê uma pequena capela e se podem disfrutar boas vistas por entre as árvores (para aqui chegar vire sempre à esquerda, seguindo sempre o caminho principal).

Regresse à estrada principal. Continue a andar durante cerca de 300 metros, tomando atenção ao trânsito, e vire à esquerda diante do café. Siga o caminho empedrado passando em frente da casa branca à sua direita (a cerca de 50 metros da estrada principal). Continue pelo caminho empedrado, atravesse a estrada alcatroada e siga em direcção à aldeia de Barral.

Depois de sair da aldeia, começará a passar por pequenas quintas até acabar o caminho empedrado. Neste ponto, a floresta começa a espraiar-se para cima e à direita, cedendo o lugar a terra cultivada à sua esquerda. O caminho continua por entre as árvores ao lado de uma pequena quinta: vire à direita, tomando o caminho que se eleva acima da quinta. Cerca de 100 metros mais adiante, o caminho vira à esquerda (ignore todos os outros trilhos); siga a linha do muro cerca de 50 metros, virando em seguida à direita e continuando a subir até chegar a umas ruínas que verá à sua direita e a uma quinta pequena existente à sua esquerda.

O caminho continua agora através da floresta, passando por muitos muros velhos em ruínas e subindo a uma altura que lhe permitirá obter uma vista por cima das copas das árvores. Em alguns locais o caminho não se apresenta claramente definido, razão pela qual deverá ter cuidado com os arbustos de tojo.

Quando deixar as árvores para trás, verá a encosta penhascosa que constitui o início da Serra da Nó. Continue este bom caminho, virando à esquerda em direcção ao campo de futebol. Deste local poderá obter uma excelente vista de Ponte de Lima, bem como do Monte de Santo Ovídio, por detrás da vila. Atravesse o campo de futebol e tome o caminho junto a uma casa, virando à esquerda imediatamente a seguir. O caminho serpenteia descendo a colina, (mais à frente encontrará uma fonte à sua direita), e junta-se a uma estrada empedrada junto a uma casa em ruínas. Vire à direita pela estrada de alcatrão; Rebordões de Santa Maria fica a 1km., mais à frente. Não deixe de visitar a igreja. Estando em frente à igreja, volte pelo mesmo caminho descendo até ao caminho que sobe ao campo de futebol.

Continue pela estrada e cerca de 100 metros depois vire à sua direita por um caminho empedrado que logo se torna em terra batida. mesmo a seguir à quinta verá um caminho mal definido (é um pouco difícil encontrar este caminho) para a esquerda, passando por detrás da Casa Nova (Capela em ruínas). Continue por este caminho que serpenteia através de um pequeno vale e passa por duas quintas; no cruzamento, vire à esquerda prosseguindo por um atalho de terra batida que o levará até à estrada principal. Vire à direita e continue até à ponte em Torreo. Siga até ao cruzamento e vá pela cortada à direita.

Vire no caminho empedrado na segunda à esquerda em Leiras e continue pela velha estrada empedrada até Posa. O caminho junta-se à estrada alcatroada neste local e, se virar à sua direita nesta estrada encontrará um café. O percurso continua em direcção à esquerda, seguindo pela estrada alcatroada até chegar a uma pequena capela; passe em frente dela e tome a primeira cortada à direita, em direcção a Ribeiro, passando por Espírito Santo. O caminho juntar-se-á depois à estrada principal que o levará de volta até Ponte de Lima.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,156,566