"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Estado Islâmico destrói torres funerárias em Palmira

Entre os monumentos atingidos contam-se a Torre de Elahbel, construída em 103 d.C., a mais bem preservada de todo o conjunto.

O Estado Islâmico terá destruído "as mais preservadas e belas" torres funerárias de Palmira, segundo o diretor de antiguidades da Síria [CHRISTOPHE CHARON/AFP]
Entre os monumentos atingidos contam-se a Torre de Elahbel, construída em 103 d.C., a mais bem preservada de todo o conjunto.
Menos de uma semana depois de ter detonado o principal tempo de Palmira, o Estado Islâmico destruiu três torres funerárias no complexo arqueológico da cidade antiga, segundo o diretor-geral de Antiguidades e Museus da Síria.

As torres de arenito, erigidas entre 44 e 103 d.C., situam-se fora das muralhas da cidade, numa área conhecida como Vale dos Túmulos. Segundo disse Maamoun Abdulkarim à Reuters, entre os monumentos atingidos contam-se a Torre de Elahbel, construída em 103 d.C., e a mais bem preservada de todo o conjunto. Com os seus quatro pisos, a Torre de Elahbel tinha capacidade para 300 sarcófagos.

Só nas últimas duas semanas, os militantes do Estado Islâmico apagaram do mapa os dois templos mais importantes de Palmira, os templos de Baal-Shamin e de Bel. O grupo jihadista capturou Palmira, no centro da Síria, em maio. Classificada pela UNESCO como Património da Humanidade desde 1980, as ruínas monumentais de Palmira resultam do cruzamento entre a cultura greco-romana, influências persas e tradições locais, o que lhes confere um caráter rico e único. O Estado Islâmico começou a sua campanha de destruição em Palmira em junho, anunciando que iria remover todas as “manifestações de politeísmo”.

Agenda
Exposições

"Atrito Nulo"

Galeria de Arte Praça do Mar 25 Jul a 5 Set 2026

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o 34.º Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer nos dias 21 e 24 de de julho (Cinema Revisitado: John Smith e Filmes de Antologia 5: New York Stories).Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
130,493,499