"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Comemorar com o voto - 104 anos de eleições presidenciais"

O Museu da Presidência da República convida todos os eleitores portugueses a participarem neste evento que decorre até ao dia das eleições presidenciais, em exclusivo no Facebook.

Vamos dar a conhecer a história das eleições presidenciais portuguesas, de 1911 à atualidade: formas de eleição, candidatos, resultados e poderes do Presidente da República portuguesa ao longo da História.

O objetivo é contribuir para um maior esclarecimento sobre a natureza e o funcionamento do órgão de soberania Presidente da República, dando a conhecer o passado e os 104 de eleições presidenciais portuguesas. Divulgar o passado para um voto consciente, no presente.

A nossa primeira publicação no evento é representativa das perguntas às quais vamos dar resposta ao longo da iniciativa:

“Em 1910 Portugal tornou-se uma República, mas o Presidente da República foi imediatamente eleito? E como é que se processavam as eleições nessa fase inicial do novo regime? Quais os poderes do Presidente durante a I República? Durante o Estado Novo, havia eleições presidenciais? Quem votava e como era eleito o Presidente? E que poderes tinha o chefe do Estado, num período marcado pela hegemonia do Presidente do Conselho? A revolução de 25 de abril de 1974 trouxe, no imediato, a eleição do Presidente por sufrágio universal? Quando é que nos tornámos um regime semi-presidencialista? Quem foram e que apoios tiveram os candidatos às eleições presidenciais, de 1976 a 2011? Acompanhe aqui as nossas publicações para ficar a saber as respostas a estas questões. Votar hoje, conhecendo o passado.”


Evento a decorrer em https://www.facebook.com/events/454518191403687/

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto da Orquestra Clássica de Espinho

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o primeiro concerto do Festival Internacional de Música de Espinho, que se realiza no próximo dia 8 de junho (domingo) às 11h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Ganhe convites para a ANIMAR 20

Em parceria com a Solar – Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para a sessão de cinema ao ar livre e para a sessão de encerramento da ANIMAR 20, a decorrer no dia 6 de junho, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, e no dia 7 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, respetivamente. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
108,249,720