"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património

Museu do Abade Baçal cede peça a instituição asiática

Pela primeira vez em 100 anos de história, o Museu do Abade Baçal cedeu uma peça da sua coleção a uma instituição asiática.

Uma casula litúrgica que integra a colecão do Museu do Abade de Baçal, em Bragança, estará em Singapura, no sudoeste asiático, onde vai ficar exposta até Setembro.

A veste, que se acredita que tenha sido encomendada pela Diocese de Bragança - Miranda e usada por um bispo, remonta a finais do século XVII ou inícios do século XVIII, e é, provavelmente, originária da Pérsia.

Trata-se de uma peça reveladora daquilo que foi a influência dos portugueses no Médio Oriente e é também representativa da tradição da arte indo-europeia.

A casula vai integrar a exposição «Christianity in Asia: Sacred Art and Visual Splendour», dedicada à expansão do cristianismo, que estará patente no Museu das Civilizações Asiáticas (instituição pertencente ao National Heritage Board), a partir do próximo mês até Setembro, e que contará com peças portuguesas, espanholas e filipinas.

Esta é a primeira vez que uma peça do Museu do Abade de Baçal é emprestada a uma instituição do continente asiático. A casula, de origem persa, faz parte da coleção do museu, desde que este foi criado, há cem anos.
Para substituir esta peça, enquanto está em Singapura, a igreja da Sé emprestou ao Museu do Abade de Baçal, uma outra casula, datada da mesma época e, também, provavelmente, de origem oriental.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a ANIMAR 20

Em parceria com a Solar – Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para a sessão de cinema ao ar livre e para a sessão de encerramento da ANIMAR 20, a decorrer no dia 6 de junho, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, e no dia 7 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, respetivamente.

Visitas
107,801,062