"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Tiago Nené vence Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho

Tiago Nené, com a obra Este obscuro objecto do desejo, é o vencedor da 12.ª edição do Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho – modalidade de poesia.

 

O prémio, no valor de três mil euros, patrocinado pela EGEO – Tecnologia e Ambiente SA, será entregue no dia 21 de março de 2017 – Dia Mundial da Poesia – na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, às 21 horas.

O Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho pretende homenagear a memória da escritora e ativista que muito contribuiu para a dinâmica cultural do concelho. Tem como objetivo incentivar a produção literária em língua portuguesa, premiando obras inéditas de autores, nas suas diversas modalidades.

O júri desta edição foi composto por José Correia Tavares, representante da Associação Portuguesa de Escritores, Isabel Mendes Ferreira e Margarida Vale de Gato.

Sobre o autor

Tiago Nené nasceu em Tavira em 29 de março de 1982 e reside em Faro.

Publicou Versos Nus, em setembro de 2007 (ed. Magna). Editou em Espanha, com edição bilingue, o livro Polishop (Coleção Palavra Ibérica - ed. Punta Umbría), e, em 2012, Relevo Móbil Num Coração de Tempo (ed: Lua de Marfim). Publicou, ainda, em 2011, sob pseudónimo Sylvia Beirute, o livro Uma Prática para Desconserto (ed: 4águas).


Recebeu uma menção honrosa no Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres, em 2013, com o livro ainda inédito Nuvem com Superfície variável.

Traduziu para português os livros: O Sítio Justo, de Rafael Camarasa, Agência do Medo, de Santiago Aguaded Landero, Decantação, de Aida Monteón, Na barca Lusitana (antologia de poesia de Porto Rico) e Ninho, de Jaime Romero Ruiz de Castro.

Desenvolveu atividades na promoção da poesia do Algarve e pequenos cursos de escrita. Tem escrito em diversas publicações, como a revista Minguante, o Jornal Mundo Universitário, Revista Big Ode, Revista Inútil, Piolho, Sulscrito, entre outras. Fundou com Fernando Esteves Pinto a associação cultural Linguagem de Cálculo e participou no Sulscrito. Fundou o Texto-al, com Luís Ene e Carlos Campaniço.

Participou, como autor convidado, em encontros e conferências de escritores como o Palavra Ibérica (Punta Umbría) e Correntes d’Escritas (Póvoa de Varzim).

Está representado em diversas antologias de poesia, com destaque para Os Dias do Amor - Um Poema Para Cada Dia do Ano (Ministério dos Livros, 2009); 100 Poemas Para Albano Martins (Labirinto, 2012), Algarve - 12 Poetas a Sul do Século XXI (Livros Capital, 2012) e Meditações sobre o Fim (Hariemuj 2012).

É licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) e é advogado em Faro.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,932,444