"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Rota das Águas: Regresso aos Banhos de Caldas, Águas Minerais e Águas de Mar

Esta visita inaugura um ciclo dedicado às Águas e ao património balnear nacional. Desafiamo-lo a percorrer as termas e as praias de Portugal, locais de veraneio e de lazer que remontam maioritariamente a setecentos.


Esta é uma viagem de regresso aos lugares mais emblemáticos de contacto com a água, mas também de simbologia e de culto da Natureza, que se afirmaram ao longo de séculos, dando origem a uma singular organização espacial e a uma arquitetura termal e balnear.

Nesta primeira viagem levamo-lo a experimentar a piscina de talassoterapia e beneficiar das propriedades da água do mar, das algas e das lamas marinhas dos banhos quentes salgados da Thalasso Nazaré, historicamente tão associadas a este local de veraneio. Está previsto programa alternativo à talassoterapia.

Este percurso histórico patrimonial inclui, ainda, a oportunidade de disfrutar de um almoço, seguindo de uma visita ao moderno Hotel & Spa, Alcobaça, para ficar a conhecer a origem e o valor inestimável do património das Termas da Piedade.

Depois, percorreremos as terras dos Coutos de Alcobaça, para encontrarmos o Mosteiro de Santa Maria de Coz, um dos maiores cenóbios femininos cistercienses em Portugal. Aqui podemos conhecer um património histórico e artístico notável, sobretudo na Igreja, com destaque para o revestimento azulejar e a talha dourada.

Roteiro integrado nos PASSEIOS DE DOMINGOdo Centro Nacional de Cultura.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
50,870,411
>