"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Câmara da Póvoa de Lanhoso incentiva à consulta online do Arquivo Histórico Municipal

Numa altura em que se multiplicam os apelos para que as pessoas permaneçam em suas casas, como forma de prevenção da pandemia de COVID-19, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso convida as pessoas a conhecerem um pouco mais da história do concelho.


O Arquivo Histórico Municipal, acessível através de https://arquivo.mun-planhoso.pt/, constitui, pois, um importante recurso a que todos e todas podem aceder livremente a partir de suas casas.

De momento, o Arquivo Municipal permite a consulta online da documentação disponível, nomeadamente dos arquivos do Jornal "Maria da Fonte" (1896 a 1974); do Jornal "Póvoa de Lanhoso" (disponível de 1931 a 1974); e do "Jornal da Póvoa" (1981 a 2000). Todos sabemos a importância da imprensa escrita para a pesquisa e investigação históricas e para o conhecimento do passado.

“Ao fazermos esta divulgação, para além de estarmos a colocar as pessoas interessadas em contacto com o nosso acervo, estamos também a contribuir para a valorização e divulgação de um património arquivístico importante para a história do nosso concelho e também de divulgarmos este nosso espaço”, refere o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.

O Núcleo Documental do Centro Interpretativo Maria da Fonte, instalado no edifício a poente do Theatro Club, concentra o grosso do Arquivo Histórico Municipal, onde é possível encontrar a documentação existente como produzida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso quase exclusivamente nos séculos XIX e XX, e inclui ainda um conjunto de outros fundos documentais locais, manuscritos e impressos, públicos e particulares, também ali depositados.

Visitas
50,741,276
>