"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cápsula de Livros nas BLX online

Em tempos de crise e de mudança a leitura pode ser uma das melhores terapias. Os livros são desafios ao pensamento e aos sentidos, levando-nos a outros lugares, outras existências, outros pontos de vista.


A leitura transporta-nos numa espécie de cápsula que nos leva, através do espaço e do tempo, a conhecer escritores, personagens, problemas e soluções, assuntos familiares ou desconcertantes.

É um serviço online de sugestões de leitura. Falaremos de livros, de diferentes géneros literários, que estão nas bibliotecas, nas livrarias, nas estantes de casa e também dos que podem ser descarregados para aparelhos eletrónicos.

Profissionais da Rede BLX escolherão um livro (disponível no catálogo BLX), associando-lhe um tema. Com base nessa escolha farão uma breve apreciação do livro, sempre numa perspetiva pessoal, ligando-o ao tema escolhido. Será uma abordagem mais empírica e com algum humor, destacando aquilo que nos emociona, uma ideia ou atitude sugeridas por um personagem, pela narrativa, pelo ritmo da prosa ou do estilo literário.

Em cada podcast será disponibilizado uma cápsula de temas, com um livro e um escritor.

Apresentamos alguns exemplos:

Tema: O medo do silêncio || Título Podcast: O medo do silêncio | sobre o livro “Conversar com o oceano, de Stanislaw Lem.

Tema: Falta de motivação || Título Podcast: Sente-se desmotivado e não sabe o que ler? | sobre o livro “Anibaleitor”, de Rui Zink

Tema: Viagem || Título Podcast: Sentei-me no sofá, pequei num livro e fiz uma viagem até ao Japão!  | sobre o livro “Memórias de uma gueixa”, de Arthur Golden

A cápsula é gravada e disponibilizada em podcast no FB das BLX, de 3 a 30 de abril, de segunda a domingo, sempre às 14h.


Podcasts disponíveis em:
Facebook da BLX

NOTA:

Esta atividade está inserida no programa LER EM TODO LADO DA CASA, que decorre de 1 a 30 de abril nas BLX online. + INFO

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto da Orquestra Clássica de Espinho

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o primeiro concerto do Festival Internacional de Música de Espinho, que se realiza no próximo dia 8 de junho (domingo) às 11h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Ganhe convites para a ANIMAR 20

Em parceria com a Solar – Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para a sessão de cinema ao ar livre e para a sessão de encerramento da ANIMAR 20, a decorrer no dia 6 de junho, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, e no dia 7 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, respetivamente. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
108,212,146