"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Biblioteca Municipal do Montijo promove Hora do Conto online

Esta atividade, apresentada agora em vídeo publicado no facebook oficial da autarquia, irá ser apresentada semanalmente, aos sábados, às 15h30.

 

A hora do conto “1,2,3…um conto de cada vez!” é uma iniciativa da Biblioteca Municipal do Montijo com início em 2000 e insere-se no desenvolvimento de atividades de promoção e animação da leitura destinado às famílias.

Escolhemos histórias (de documentação existente na BM MGS) relacionada com as datas, épocas festivas, tradições, temáticas de atualidade e, para além da atividade de animação da leitura, a qual pode ser operacionalizada em modo “contador de conto”, teatro de fantoches e dramatização (pequena peça de teatro com mais de 2 personagens), realizamos um atelier de expressões onde as crianças e seus acompanhantes adultos dão asas à imaginação no manuseamento dos materiais (frequentemente optamos por trabalhar com material reciclado).

Todo o trabalho de conceção da atividade, adaptação das histórias ao modo de as apresentar e elaboração dos materiais é realizado internamente pelos trabalhadores da Biblioteca Municipal, com perfil adequado indicados pela gestão para essa atividade.

Agora, em tempos de confinamento no espaço e no tempo por motivos de saúde pública, vamos ao vosso encontro com as nossas (vossas) histórias contadas pelos vossos habituais companheiros de aventuras…

• 4 de abril
"O coelho branquinho e a formiga rabiga", de Alice Vieira

“O Coelho Branquinho e a Formiga Rabiga” [história contada] com a seguinte sinopse: “O coelho branquinho saiu de casa para ir à horta colher uma couve para fazer um caldinho, mas quando regressou encontrou a porta fechada. Quem estará lá dentro?...Vamos ver”.
Autora: VIEIRA, Alice- “O Coelho Branquinho e a Formiga Rabiga”. Lisboa: Editorial Caminho, cop. 1994

• 18 de abril 
“O Capuchinho Vermelho”
“A avozinha está doente e o Capuchinho Vermelho vai visitá-la. Mas é perigoso, pois na floresta vive o lobo mau. Será que o Capuchinho tem cuidado?”
Autores: GRIMM, J. e W.-- “O Capuchinho Vermelho”. [s.l.]: ABP edições, imp. 1987.

>> Oiça os Contos AQUI

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,164,488