"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

À distância, a Trienal fica por perto

Ainda que em casa, a Trienal propõe um aproximar à arquitetura. Conferências, debates, concertos e filmes são algumas das propostas disponibilizadas nos canais oficiais. 


Durante este período de distanciamento social, e no sentido de chegar a todos os que acompanham a sua atividade e as novidades do mundo da arquitetura, a Trienal de Arquitetura de Lisboa disponibiliza a partir deste mês uma coleção de conteúdos online exclusivos.

As primeiras propostas recaiem sobre os vídeos das conferências Talk, Talk, Talk que juntaram na Fundação Calouste Gulbenkian, durante a edição da Trienal 2019, nomes relevantes do panorama atual da arquitetura. Temas como Economia de Meios, Agricultura e Arquitetura, o papel do Ornamento e Espaço Interior foram apresentados e debatidos com o público por diversos convidados internacionais, e podem agora ser vistos ou revistos.

Também o concerto exclusivo de Thurston Moore na apresentação da Trienal em maio de 2018, em Veneza, está disponível para todos que já conhecem ou têm curiosidade  pelo trabalho do fundador dos Sonic Youth. O cenário idílico, a ambiência envolvente e os sons experimentais da guitarra de Moore são uma proposta de fruição de música e arquitectura que ganham ainda mais força neste período de confinamento.

No site, pode ainda ver-se a curta metragem “Filomena”, realizada por Pedro Cabeleira. O ponto de partida para esta viagem cinematográfica e arquitetónica são os últimos dez anos na cidade de Lisboa vistos a partir do trabalho de seis ateliers de arquitetura que aí estabeleceram as suas práticas durante esse período. O filme, parte integrante da exposição Lisbon Acts, produzida pela Trienal no âmbito dos seus 10 anos, foi agora a pedido do realizador, inserido no Festival Ymotion que está a disponibilizar uma série de trabalhos online. Para ver apenas durante o mês de abril.

O canal vimeo da Trienal foi também atualizado sendo possível aí encontrar, à parte dos conteúdos já referidos, os vídeos das conferências Distância Crítica que acolheram em Lisboa nomes como Paul Ghirardani, o cenógrafo de Games of Thrones, ou o arquiteto que tem colaborado com a NASA para a criação de casas para Marte, o arquitecto e investigador Michael Morris

Todos os vídeos são em inglês, sem legendagem.

A Trienal continua assim, agora online, o seu papel como instituição cultural sem fins lucrativos com estatuto de utilidade pública. Em período de entrega de declarações de IRS, a Trienal apela ao apoio à sua atividade através da consignação de 0,5% do reembolso desse imposto que pode ser feito preenchendo o modelo 3,  Quadro 11, Anexo 3 da declaração com o NIF 509 484 964.

Com o desejo que todos fiquem ligados, calmos e criativos, à distância, a Trienal fica por perto.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
52,259,913
>