"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Destaques

Rede Tramontana III entre os vencedores dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2020

Está aberta até 1 de setembro a votação para o Prémio Escolha do Público. Já votou no seu preferido?


Na véspera da celebração do Dia da Europa deste ano, a Comissão Europeia e a Europa Nostra, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, anunciaram os vencedores da edição de 2020 dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra.

A maior distinção no domínio do património vai para 21 realizações exemplares de 15 países europeus (ver abaixo a lista completa de laureados), entre os quais a Rede Tramontana III, na categoria Investigação.

O projeto Tramontana III, apoiado pelo programa Europa Criativa Cultura em 2017, é liderado pela BINAURAL, Associação Cultural de Nodar (Portugal) e envolve os seguintes parceiros: Audiolab (Espanha), Nosauts de Bigòrra, Numériculture Gascogne e Eth Ostau Comengés (os três de França), Bambun e Associazione LEM-Italia (Itália) e Akademia Profil (Polónia).

“Este projeto promove a ideia de identidade europeia e, especificamente, do património imaterial de comunidades rurais e de montanha, que é comum a toda a Europa. É um excelente exemplo de cooperação internacional entre investigadores com experiência em diversas áreas de estudo. A metodologia usada no projeto é replicável noutros contextos europeus e tem potencial para ser aplicada em todo o continente”, afirmou o júri.

Amantes e apoiantes do património, europeu ou de qualquer outra parte do mundo, podem agora votar online nos seus vencedores favoritos e decidir qual das realizações ganhará este ano o Prémio “Escolha do Público”. Em tempo de confinamento e distanciamento físico, a Comissão Europeia e a Europa Nostra esperam inspirar um número particularmente grande de pessoas a descobrir os vencedores deste ano e a compartilhar os nomes dos seus três favoritos.


O Prémio “Escolha do Público” será anunciado depois do Verão. Os vencedores do “Grande Prémio”, a quem será atribuído um prémio pecuniário de 10.000 euros, serão também tornados públicos nesta ocasião.

“A crise COVID-19 deixou claro o quão necessários são a cultura e o património cultural para pessoas e comunidades em toda a Europa. No momento em que centenas de milhões de europeus permanecem fisicamente separados, o nosso património cultural continua, mais do que nunca, a manter-nos unidos. Os vencedores deste ano dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra são exemplos inspiradores e poderosos que realmente contribuem para uma Europa mais próxima, mais unida e mais resiliente”, afirmou Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude.

“Nestes tempos difíceis, os vencedores dos Prémios - com as suas histórias de sucesso e de como a adversidade pode ser superada através da experiência, da dedicação e do trabalho em equipa - são verdadeiros mensageiros da esperança. Esses seus projetos exemplares demonstram que o património cultural é vital para a nossa recuperação mental e física do drama causado pela pandemia. A nossa herança compartilhada e os seus guardiães podem contribuir de várias maneiras, desde tornar o conteúdo cultural acessível através de soluções digitais criativas até empreender obras concretas de restauração e reabilitação como um ato de renascimento social e económico das nossas cidades e vilas”, afirmou Hermann Parzinger, Presidente Executivo da Europa Nostra.

O Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra foram lançados pela Comissão Europeia em 2002 e a sua atribuição tem estado a cargo da Europa Nostra, a Voz Europeia da Sociedade Civil para o Património Cultural, desde o seu início. Estes Prémios têm o apoio do programa Europa Criativa da União Europeia.

Os vencedores dos Prémios deste ano foram selecionados por júris independentes, compostos por peritos em património de toda a Europa, após uma avaliação minuciosa das candidaturas enviadas tanto por organizações como por pessoas a título individual vindas dos 30 países europeus.

Os jurados decidiram também conceder três Prémios Europa Nostra a "conquistas" notáveis no âmbito do património alcançadas por países europeus que não participam do programa Europa Criativa, nomeadamente a Suiça e a Turquia.

Em 2020, dois novos Prémios Especiais ILUCIDARE serão também concedidos a projetos candidatados aos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra. Os Prémios Especiais ILUCIDARE serão anunciados a 28 de maio. ILUCIDARE é um projeto financiado pelo programa Horizonte 2020, com o objetivo de estabelecer uma rede internacional para a promoção do património como fonte de inovação e de relações internacionais.

 

VENCEDORES DOS PRÉMIOS 2020
(ordem alfabética por país)

Categoria Conservação
Epitaphs of the University Church of Leipzig, ALEMANHA
Rubens' Garden Screen and Garden Pavilion, Antwerp, BÉLGICA
Hvar's Arsenal, CROÁCIA
Subterranean Caves and Wineries of El Cotarro, province of Burgos, ESPANHA
LocHal, Tilburg, HOLANDA
The Museum of Fine Arts, Budapest, HUNGRIA
Basilica of Santa Maria di Collemaggio, L’Aquila, ITÁLIA
The Iron Bridge, Shropshire, REINO UNIDO

Categoria Investigação
Scanning for Syria, HOLANDA
Turin Papyrus Online Platform (TPOP), ITALIA
Tramontana Network III, PORTUGAL, ESPANHA, ITÁLIA, FRANÇA E POLÓNIA 

Categoria Serviço Dedicado ao Património
Mr. Don Duco, HOLANDA 

Cateagoria Educação, Formação e Sensibilização
Arolsen Archives Online, ALEMANHA
The Secret Life of a Palace, Gödöllo, HUNGRIA
Uccu Roma Informal Educational Foundation, HUNGRIA
Auschwitz. Not long ago. Not far away, POLÓNIA/ESPANHA
Cross-border Collaboration for European Classical Music, REPÚBLICA CHECA
The Ambulance for Monuments, ROMÉNIA 

Os Prémios Europa Nostra são ainda atribuídos a três projetos de países europeus que não participam no programa Europa Criativa:

 Categoria Conservação
Manor Farm of Bois de Chênes, SUIÇA

Categoria Serviço Dedicado
Société de Lecture, Geneva, SUIÇA

Educação, Formação e Sensibilização
SARAT - Safeguarding Archaeological Assets of Turkey, TURQUIA

REDE TRAMONTANA III, Portugal/Espanha/França/Itália/Polónia
A Rede Tramontana III constitui um estudo aprofundado do património imaterial de comunidades rurais e de montanha europeias, visando salvaguardar e revitalizar esse património através da sua documentação e ampla divulgação. O estudo é resultado de uma parceria entre oito parceiros principais, oriundos de cinco países diferentes: França, Itália, Polónia, Portugal e Espanha, com mais de 50 entidades associadas. O projeto beneficiou do apoio do programa Europa Criativa da União Europeia, que financiou 60% do mesmo, sendo a parte restante coberta pelos parceiros.

Atualmente, a herança imaterial das comunidades rurais e de montanha enfrenta múltiplas ameaças, como o declínio no conhecimento e na prática das suas tradições, a destruição do meio ambiente e da paisagem e a sua marginalização no contexto da globalização. As próprias comunidades enfrentam igualmente inúmeras questões sociais, como o aumento da taxa de desemprego juvenil. Tais desafios, no entanto, também proporcionaram a oportunidade de estabelecer novos recursos e de pesquisar e experimentar novas formas de coesão social, cultural e económica.

O património imaterial das comunidades rurais e de montanha é imensamente diversificado e rico, sendo a sua documentação de extrema importância para a sua preservação e revitalização. Com esse objetivo, a Rede Tramontana realizou pesquisas, criou publicações, organizou oficinas artísticas e eventos culturais e apoiou diretamente artistas nessas áreas. O envolvimento das comunidades nesses processos foi crucial, pois o acesso a esse património é frequentemente limitado.

O Projeto Rede Tramontana III é baseado no trabalho realizado durante o projeto Rede Tramontana I (2012-2013) e o projeto Rede Tramontana II (2014-2015). Nestas fases anteriores, a rede Tramontana realizou mais de 1.200 pesquisas de campo relacionadas com a língua, a antropologia, as paisagens sonoras e a etnomusicologia, entre outras. Foram recolhidos registos fotográficos, escritos e audiovisuais. Uma base de dados com esse material está agora disponível num portal Internet bem estruturado, de considerável importância para o estudo e promoção da cultura destas regiões. Além das atividades de pesquisa, foram também organizados seminários, atividades educativas, exposições e produções multimédia em colaboração com inúmeras instituições, universidades, escolas, fundações, bibliotecas e museus.

Os resultados da pesquisa foram igualmente utilizados na criação de um programa educativo desenvolvido em cooperação, que implicou os 8 parceiros do projeto - Binaural Nodar, Audiolab, Akademia Profil, Bambun, Eth Ostau Comengés, LEM-Italia, Nosauts de Bigòrra e Numériculture Gascogne - cada um criando um projeto envolvendo todos os outros parceiros, de forma a incentivar a cooperação internacional e o intercâmbio cultural.



Sobre o Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra
Prémios  Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra foram lançados pela Comissão Europeia em 2002 e tem sido organizados pela Europa Nostra desde então. Este esquema de Prémios celebra e promove as melhores práticas de conservação, pesquisa, gestão, voluntariado, educação e comunicação na área do património. Desta forma, contribui para o crescente reconhecimento público do património cultural como um recurso estratégico para a economia e a sociedade europeias. Os Prémios são apoiados pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

Nos últimos 18 anos, organizações e indivíduos de 39 países apresentaram um total de 3.150 candidaturas aos Prémios. Em relação ao número de candidaturas por país, a Espanha está em primeiro lugar, com 542 projetos, seguindo-se a Itália, com 318, e o Reino Unido, com 308 projetos.

A Categoria Conservação recebeu o maior número de propostas (1.794), seguindo-se a categoria Educação, Formação e Sensibilização (com 601 projetos), a categoria Investigação (395) e, finalmente, a categoria Serviço Dedicado (360).

Desde 2002, júris constituídos por peritos independentes atribuíram 533 prémios a projectos, organisações e indivíduos oriunds de 34 países. Em linha com o número de candidaturas, a Espanha lidera a lista com 70 prémios recebidos. O Reino Unido está em segundo lugar com 62 prémios. A Itália ocupa a terceira posição (47 prémios).

Um total de 123 Grandes Prémios, cada um de €10.000, foram entregues aos melhores projetos, selecionados entre os vencedores.

Sobre a Europa Nostra
Europa Nostra é a federação pan-europeia de organizações não-governamentais do património, sendo apoiada por uma ampla rede de entidades públicas, empresas privadas e indivíduos. É representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura. Abrangendo 40 países na Europa, é a voz da sociedade civil empenhada na salvaguarda e promoção do património cultural e natural da Europa.

Fundada em 1963, a Europa Nostra é hoje reconhecida como a mais representativa organização do património na Europa. A Europa Nostra atua para salvar os monumentos, sítios e paisagens mais ameaçados da Europa, em particular através do programa ‘Os 7 mais ameaçados'; celebra a excelência através dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra; e contribui para a formulação e implementação de estratégias e políticas europeias relacionadas com o património, através do diálogo estruturado com as instituições da EU e a coordenação da Aliança do Património Europeu 3.3. Foi um dos importantes parceiros do Ano Europeu do Património Cultural 2018.

Sobre a Europa Criativa
Europa Criativa é o programa da União Europeia de apoio aos sectores cultural e criativo capacitando-os de forma a aumentar a sua contribuição para o emprego e o crescimento. Com um orçamento de 1,46 mil milhões de Euros para o período 2014-2020, o programa apoia organizações que atuam nos domínios do património, das artes cénicas, do cinema, da música e da televisão, entre outros, bem como dezenas de milhares de artistas e profissionais da cultura e do audiovisual.

Sobre a Binaural Nodar
Binaural Nodar é um projeto cultural contemporâneo atuando desde 2004 na região portuguesa de Viseu Dão Lafões nas áreas do acolhimento e produção de criações em artes sonoras e media, da documentação etnográfica audiovisual, da educação sonora, da criação para rádio e da produção editorial. O modelo de intervenção da Binaural Nodar assenta numa atuação simultânea num plano intensamente local, promovendo um conceito de laboratório permanente de mediação social, junto com comunidades rurais e, num contexto global, com atividades desenvolvidas com artistas contemporâneos, museus, universidades e organizações culturais nacionais e internacionais.




                   


Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,894,344