"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Destaques

Abertas as nomeações para o Programa "Os 7 Sítios do Património Mais Ameaçados" 2021

Se tem conhecimento da existência de património cultural em risco – um monumento, um sítio arqueológico, um local de culto, um complexo industrial, um parque histórico, um museu ou um bem de património móvel – porque não nomeá-lo para ser incluído no Programa “Os 7 Mais Ameaçados” de 2021?


Este ano há duas novidades!

A primeira novidade é que a partir de 2020, o Programa “Os 7 Mais Ameaçados” passa a ser anual. Segunda novidade: na edição de 2021, pela primeira vez desde o lançamento do programa em 2013, os 7 mais ameaçados selecionados serão elegíveis para um subsídio do Banco Europeu de Investimento (BEI), de até 10.000 euros por local. Este subsídio poderá, por exemplo, apoiar uma atividade destinada a assegurar a salvaguarda dos 7 sítios incluídos na lista final de 2021.

O Programa “Os 7 Mais Ameaçados” identifica monumentos e sítios do património ameaçados na Europa e mobiliza parceiros públicos e privados – a nível local, nacional e europeu – a fim de lhes dar um futuro viável. Não se trata de um programa de financiamento, o seu objetivo é servir como catalizador para a ação. 

Europa Nostra, a principal rede europeia do património, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, gere o programa em parceria com o Instituto do Banco Europeu de Investimento e com o apoio do Programa Europa Criativa da União Europeia. 

Pode nomear um sítio do património em risco com o apoio de uma organização do seu país que seja membro da Europa Nostra (consulte aqui a lista dos membros em Portugal) ou, diretamente, juntando-se à rede pan-europeia de organizações membros ou associadas da Europa Nostra (adira à Europa Nostra aqui). Membros da Aliança Europeia do Património também podem submeter nomeações. 

Após o Convento de Jesus em Setúbal ter feito parte, em 2013, da lista da primeira edição dos “7 monumentos e sítios mais ameaçados na Europa”, Portugal integrou em 2014 a segunda edição do programa com os Carrilhões do Palácio Nacional de Mafra.

Só com a sua ajuda poderemos salvar os nossos tesouros patrimoniais comuns!

Leia a Chamada de Nomeações, preencha o Formulário e envie-o por email para sz@europanostra.org (Sara Zanini, Coordenadora do Programa).

Submeta a sua nomeação até 7 de setembro de 2020!
Saiba mais em www.7mostendangered.eu

 





Visitas
51,987,382
>