"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festa de N.ª Sra da Atalaia é finalista regional das 7 Maravilhas de Portugal

A candidatura, apresentada pelo Município do Montijo, segue assim o seu caminho nesta competição nacional que pretende evidenciar a vivência e reconhecimento do património cultural material e imaterial, elegendo o que de melhor Portugal tem, enfatizando as tradições associadas as várias regiões do país.


Depois da Organização das 7 Maravilhas de Portugal® ter recebido 504 candidaturas ao seu concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular, o Painel de Especialistas composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, elegeu 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais, em antena a partir do dia 6 de julho na RTP1 e RTP Internacional.

Recordamos que o Município do Montijo candidatou a Festa em honra de N.ª Sra da Atalaia ou Festa Grande às 7 Maravilhas de Portugal, procurando valorizar e dar mais visibilidade a uma manifestação cultural que é das mais antigas do país e uma referência única na região.

No caso do distrito de Setúbal, para além da Festa em honra de N.ª Sra da Atalaia os restantes finalistas regionais são a Festa em honra de N.ª Sra da Boa Viagem, a Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo, as Pinturas Tradicionais em Embarcações (três candidaturas do Município da Moita), o Chapéu do Descarregador de Peixe, o Círio de N.ª Sra de Tróia e a Lenda de N.ª Sra da Arrábida (três candidaturas do Município de Setúbal).

A Festa de N.ª Sra da Atalaia decorre no último fim de semana de agosto, na Atalaia, concelho do Montijo. Embora existam referências a esta Ermida e peregrinação já no séc. XIII, desconhece-se a data da primeira romaria pelo que a romaria dos Oficiais da Alfândega, em 1507 (motivada pela peste que grassou por Lisboa), é tida como o grande momento expansionista do Santuário de Nossa Senhora da Atalaia.

Esta romaria chegou a contar com trinta círios, que por motivos vários (as invasões francesas, restrições de saúde pública, etc.) foram-se extinguindo. Atualmente são cinco: da Quinta do Anjo, da Carregueira, dos Olhos d’Água (concelho de Palmela), de Azóia (Sesimbra) e o Círio Novo da Jardia (Montijo).

Inicialmente, os romeiros transportavam e colocavam junto ao altar do Santuário uma vela grossa, um círio, de onde resultou o nome dado às romarias organizadas. Hoje, transportam as bandeiras que identificam a sua proveniência e promessa por determinada povoação, localidade ou comunidade.

O projeto das 7 Maravilhas de Portugal conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,913,336