"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Bienal de Gravura do Douro homenageia Silvestre Pestana

Entre agosto e outubro, este evento espalha-se por dez localidades do Norte. São 1.300 obras de 625 artistas, oriundos de 64 países.

Foto: DR


Arranca esta segunda-feira e vai prolongar-se até 31 de outubro. A Bienal Internacional de Gravura do Douro na sua 10.ª edição presta homenagem ao artista plástico Silvestre Pestana e vai espalhar 1.300 obras em 10 localidades do Norte de Portugal.

O evento cultural arranca precisamente com uma exposição de homenagem a Silvestre Pestana, poeta, artista plástico e performer, no Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa, que celebra este ano 10 anos de existência.

Silvestre Pestana nasceu em 1949 no Funchal, Madeira, e criou, desde os finais da década de 60 do século passado, uma obra singular através de uma grande diversidade de disciplinas.

Até 31 de outubro, a bienal contempla a realização de 16 exposições, conferências e oficinas, conta com a participação de 625 artistas, oriundos de 64 países, e com a exposição de 1.300 obras em 10 localidades do Norte de Portugal.

A Bienal Internacional de Gravura do Douro nasceu em 2001, pelas mãos de Nuno Canelas, natural de Alijó, com a ambição de descentralizar a cultura e promover a arte da gravura.

De acordo com Nuno Canelas, diretor e curador do evento a Bienal do Douro, “tem vencido os desafios da interioridade, da crise económica, da crise cultural, da própria crise da gravura e tem sabido manter vivos os pressupostos da arte e a autonomia da gravura no contexto da arte contemporânea”.

“A evolução, desde a sua origem em 2001, colocam-na hoje num patamar inimaginável, a par das mais importantes bienais do mundo”, declara Nuno Canelas.

Alicerçada no Douro, a mais antiga região vinícola demarcada do mundo, com dois patrimónios da humanidade atribuídos pela UNESCO e mundialmente reconhecidos quer pela sua paisagem vinhateira, quer pelo património arqueológico do Vale do Côa, a bienal, assegura o diretor e curador, é a “única de obra gráfica e representa a gravura tradicional bem como as renovadas tendências da gravura digital e dos novos media”.

A organização garante que as características do evento serão adaptadas no sentido de se cumprirem integralmente as normas da DGS e todas as recomendações aplicáveis.

A Bienal de Gravura do Douro teve início há 20 anos e de dois em dois anos divulga os trabalhos de gravura de vários artistas nacionais e internacionais pela região do Norte, em especial no Douro. A 10.ª bienal vai estar em Vila Real, Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Foz Côa, Alijó, Bragança, Celeirós, Chaves, Favaios, Peso da Régua e São Martinho de Anta.


por Olímpia Mairos in Renascença | 10 de agosto de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,801,028