"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Francisco Espadinha: "Um dos mais prestigiados editores portugueses"

Francisco Espadinha, fundador da Editorial Presença, em 1960, que dirigiu a APEL, morreu na quarta-feira, aos 86 anos.


APEL recorda que Espadinha "se afirmava 'essencialmente um leitor'", e ficará ligado à carreira de muitos "dos mais importantes escritores portugueses do século XX", como Irene Lisboa, António Alçada Baptista, David Mourão-Ferreira, Vergílio Ferreira e Vitorino Magalhães Godinho, entre outros. 

Entre as iniciativas de Francisco Espadinha, a APEL realça "a divulgação de muitos autores estrangeiros, incluindo traduções próprias de muitos clássicos, e uma coleção como a extraordinária 'Biblioteca de Babel', com 'direção editorial' de Jorge Luís Borges".

Recordou igualmente a sensibilidade de Francisco Espadinha para a área infantojuvenil, na Editorial Presença, dando "atenção ao que se faz pelo mundo, como aconteceu, por exemplo, com a série Harry Potter".

Em maio de 2011, no decorrer da 81.ª Feira do Livro de Lisboa, "foi feita uma justa e devida homenagem a esta figura ímpar do nosso setor", recorda a APEL.

Francisco Espadinha presidiu a associação de 1981 a 1987 e de 1998 a 1999, tendo sido durante seu mandato que se procedeu à transferência da Feira do Livro de Lisboa da Avenida da Liberdade, em Lisboa, para a sua atual localização, no Parque Eduardo VII, "dando ao livro e à Feira a notável visibilidade que hoje todos lhe reconhecem".

O editor Francisco da Conceição Espadinha, fundador e presidente do conselho de administração do Grupo Presença, morreu na quarta-feira, em Lisboa, aos 86 anos, anunciou hoje o grupo editorial.

Francisco José da Conceição Espadinha nasceu em Macau, a 30 de junho de 1934, era licenciado em Direito, pela Universidade de Lisboa, e fundou a Editorial Presença em 1960.

 



O Centro Nacional de Cultura homenageia a memória de um grande editor, que colaborou connosco, designadamente como editor de António Alçada Baptista. Não esquecemos a sua inteligência e sentido de futuro, qualidades fundamentais na defesa do livro e da leitura.
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,932,101