"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Estão encontrados os 7 Vencedores das 7 Maravilhas da Cultura Popular® - Sical

Realizou-se no Castelo de Bragança, com o apoio institucional do Turismo do Porto e Norte e da Câmara Municipal de Bragança, a Gala da Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular® - Sical, que terminou com a revelação dos patrimónios vencedores através de votação popular e em direto num programa transmitido pela RTP em prime time.


A lista das 7 Maravilhas Vencedoras é (ordem alfabética):
  • BAILINHO DA MADEIRA - R.A. Madeira / Calheta
  • COLETE ENCARNADO - Lisboa / Vila Franca de Xira
  • CRIPTOJUDAÍSMO DE BELMONTE - Castelo Branco / Belmonte
  • FESTAS EM HONRA DE Nª SENHORA DOS REMÉDIOS - Viseu / Lamego
  • OS SANTEIROS DE SÃO MAMEDE DO CORONADO – Porto / Trofa
  • ROMARIA DE S. BARTOLOMEU - Viana do Castelo / Ponte da Barca
  • ROMARIA DE SÃO JOÃO D'ARGA - Viana do Castelo / Caminha
Apresentado por Catarina Furtado e José Carlos Malato, a Gala da Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular® - Sical homenageou as nossas inesgotáveis maravilhas, a nossa cultura popular baseada em vivências e saberes únicos, que têm feito de Portugal a nação que todos adoramos e que também os turistas estrangeiros se habituaram a disfrutar. A nossa Identidade Nacional, ao nível da Cultura Popular foi agrupada em 7 categorias e submetida ao voto popular: Artesanato; Lendas e Mitos; Festas e Feiras; Músicas e Danças; Rituais e Costumes; Procissões e Romarias e Artefactos.

Este espetáculo produzido pela Fremantle Portugal, contou com diversas atuações com especial destaque para a presença de Cuca Roseta, que cantou “Ave? Maria", Tony Carreira, que cantou “Sonhos de Menino” e "Estou Aqui", Rita Sanches, ArtGym Company e Bruno Rosa.

“Esta iniciativa reveste-se de elevada importância para a divulgação do nosso património cultural tão singular e tão diferenciador. O destino Porto e Norte oferece uma riqueza e uma diversidade assinaláveis, constituindo um argumento ímpar para a forte dinâmica de atracão e visitação turística que o nosso território tem vindo a registar.

O turista de hoje procura mergulhar nas tradições mais ancestrais, do nosso património memória, com especial destaque para as expressões iconográficas e arquitetónicas. Com efeito, a excelência e a genuinidade da nossa cultura popular proporciona uma experiência humana única. Esta é a nossa herança cultural que ocupará sempre um lugar de destaque no âmbito da estratégia do Turismo do Porto e Norte. Um povo sem memória não existe, considera Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo Porto e Norte.

“É uma honra receber o evento 7 Maravilhas® num dos Castelos mais bem conservados de Portugal, numa ótica de afirmação de Bragança como um destino natural, moderno e atrativo, com uma gastronomia de excelência, um mosaico paisagístico notável e um património cultural de referência, que tem, nas suas gentes e na forma genuína de saber acolher, a sua maior riqueza. Bragança é singular por tudo isto e muito mais, tendo, através deste evento, conquistado dois galardões 7 Maravilhas®, como a aldeia de Rio de Onor e o Mel de Montesinho.“ palavras de Hernâni Dinis Venâncio Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança.

Segundo José Fragoso, Diretor da RTP1 e RTP Internacional, “A edição deste ano superou todas as nossas melhores expetativas. Num ano particularmente difícil, a mobilização dos portugueses em volta deste tema foi excecional. A RTP1 mobilizou os seus meios técnicos e humanos e produziu 24 programas em direto e ao vivo, de norte a sul do país, Madeira e Açores incluídos, privilegiando desta vez os municípios mais pequenos como cenário – uma verdadeira volta a Portugal, viajando pela autenticidade das pessoas e pela inesgotável diversidade cultural de cada região”.

“2020 demonstrou a força da cultura popular portuguesa, mas também a força que tem hoje a marca 7 Maravilhas® enquanto fator aglutinador dos grandes valores da nossa identidade nacional. Sendo um ano muito atípico, conseguimos mobilizar o país e montar uma operação grandiosa que percorreu todos os recantos de Portugal, criando novos e bons motivos para continuarmos a visitar este País de Maravilhas e de diversidade únicas – é essa a missão das 7 Maravilhas de Portugal®.” palavras de Luis Segadães, Presidente das 7 Maravilhas®.

O projeto contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
RTP Televisão Oficial
SICAL Café Oficial
MATINADOS Ovos Oficiais
ALTICE PORTUGAL Parceira Tecnológica
SPAL PORCELANAS, Troféu Oficial
FAVAIOS Brinde Oficial
Todo o processo de eleição é auditado pela empresa internacional de auditores PwC
SAPO Media Partner

PORTUGUESE MASK Máscara Oficial da Gala 

Conselho Científico, um órgão constituído para apoiar a organização do concurso na elaboração do regulamento, na verificação das candidaturas e nas tomadas de decisão, tendo o objetivo de libertar a Organização de quaisquer tomadas de posição face aos candidatos a concurso, assegurando por isso, a máxima idoneidade, independência e equidistância do processo, conta com os seguintes membros:




SOBRE AS 7 MARAVILHAS®

Desde 2007 que divulgamos e comunicamos os valores positivos de uma Identidade Nacional forte.

Através desta experiência sabemos que as pessoas gostam de participar ativamente nas votações. Querem fazer as suas escolhas através do voto - são causas nacionais reconhecidas, temas que as pessoas amam.

A eleição das 7 Maravilhas® permite a criação de roteiros turísticos que exploram o melhor que um país tem para oferecer, tanto para os turistas nacionais como para os internacionais. A primeira eleição decorreu em 2007 e catapultou o Património Histórico nacional para a ribalta global.

Em 2009 foi eleito o Património de Origem Portuguesa no Mundo, que partiu de uma base única no mundo – património classificado como Património da Humanidade em 3 continentes distintos, América do Sul, África e Ásia. A partir de 2010 foram eleitas as Maravilhas Naturais, a Gastronomia, as Praias, as Aldeias, as Mesas e os Patrimónios, projetos que constituíram um grandioso sucesso, que levou ao conhecimento do público, lugares e a interioridade de Portugal, numa busca pelas origens e pela autenticidade, onde participaram centenas de milhares de portugueses.

A distinção de ser uma das 7 Maravilhas® é hoje um poderoso ícone de marketing e comunicação dentro e fora de Portugal.

A eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular® é a nona edição realizada desde 2007, com concursos que têm por tema os grandes valores da Identidade Nacional:

  • 7 Maravilhas de Portugal® (Património Histórico), em 2007
  • 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo® (Património Histórico), em 2009
  • 7 Maravilhas Naturais de Portugal®, em 2010
  • 7 Maravilhas da Gastronomia®, em 2011
  • 7 Maravilhas – Praias de Portugal®, em 2012
  • 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias®, em 2017
  • 7 Maravilhas à Mesa®, em 2018
  • 7 Maravilhas Patrimónios de Portugal®, em 2019  

Para mais informações consulte o site oficial 7maravilhas.pt
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto de Théo Ceccaldi e Roberto Negro

Ceccaldi e Negro são duas estrelas em ascensão no panorama do jazz europeu e sobem ao palco do Auditório de Espinho no dia 27 de novembro (sexta-feira), para um concerto muito especial. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores! 

Visitas
55,204,000
>