"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Estão encontrados os 7 Vencedores das 7 Maravilhas da Cultura Popular® - Sical

Realizou-se no Castelo de Bragança, com o apoio institucional do Turismo do Porto e Norte e da Câmara Municipal de Bragança, a Gala da Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular® - Sical, que terminou com a revelação dos patrimónios vencedores através de votação popular e em direto num programa transmitido pela RTP em prime time.


A lista das 7 Maravilhas Vencedoras é (ordem alfabética):
  • BAILINHO DA MADEIRA - R.A. Madeira / Calheta
  • COLETE ENCARNADO - Lisboa / Vila Franca de Xira
  • CRIPTOJUDAÍSMO DE BELMONTE - Castelo Branco / Belmonte
  • FESTAS EM HONRA DE Nª SENHORA DOS REMÉDIOS - Viseu / Lamego
  • OS SANTEIROS DE SÃO MAMEDE DO CORONADO – Porto / Trofa
  • ROMARIA DE S. BARTOLOMEU - Viana do Castelo / Ponte da Barca
  • ROMARIA DE SÃO JOÃO D'ARGA - Viana do Castelo / Caminha
Apresentado por Catarina Furtado e José Carlos Malato, a Gala da Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular® - Sical homenageou as nossas inesgotáveis maravilhas, a nossa cultura popular baseada em vivências e saberes únicos, que têm feito de Portugal a nação que todos adoramos e que também os turistas estrangeiros se habituaram a disfrutar. A nossa Identidade Nacional, ao nível da Cultura Popular foi agrupada em 7 categorias e submetida ao voto popular: Artesanato; Lendas e Mitos; Festas e Feiras; Músicas e Danças; Rituais e Costumes; Procissões e Romarias e Artefactos.

Este espetáculo produzido pela Fremantle Portugal, contou com diversas atuações com especial destaque para a presença de Cuca Roseta, que cantou “Ave? Maria", Tony Carreira, que cantou “Sonhos de Menino” e "Estou Aqui", Rita Sanches, ArtGym Company e Bruno Rosa.

“Esta iniciativa reveste-se de elevada importância para a divulgação do nosso património cultural tão singular e tão diferenciador. O destino Porto e Norte oferece uma riqueza e uma diversidade assinaláveis, constituindo um argumento ímpar para a forte dinâmica de atracão e visitação turística que o nosso território tem vindo a registar.

O turista de hoje procura mergulhar nas tradições mais ancestrais, do nosso património memória, com especial destaque para as expressões iconográficas e arquitetónicas. Com efeito, a excelência e a genuinidade da nossa cultura popular proporciona uma experiência humana única. Esta é a nossa herança cultural que ocupará sempre um lugar de destaque no âmbito da estratégia do Turismo do Porto e Norte. Um povo sem memória não existe, considera Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo Porto e Norte.

“É uma honra receber o evento 7 Maravilhas® num dos Castelos mais bem conservados de Portugal, numa ótica de afirmação de Bragança como um destino natural, moderno e atrativo, com uma gastronomia de excelência, um mosaico paisagístico notável e um património cultural de referência, que tem, nas suas gentes e na forma genuína de saber acolher, a sua maior riqueza. Bragança é singular por tudo isto e muito mais, tendo, através deste evento, conquistado dois galardões 7 Maravilhas®, como a aldeia de Rio de Onor e o Mel de Montesinho.“ palavras de Hernâni Dinis Venâncio Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança.

Segundo José Fragoso, Diretor da RTP1 e RTP Internacional, “A edição deste ano superou todas as nossas melhores expetativas. Num ano particularmente difícil, a mobilização dos portugueses em volta deste tema foi excecional. A RTP1 mobilizou os seus meios técnicos e humanos e produziu 24 programas em direto e ao vivo, de norte a sul do país, Madeira e Açores incluídos, privilegiando desta vez os municípios mais pequenos como cenário – uma verdadeira volta a Portugal, viajando pela autenticidade das pessoas e pela inesgotável diversidade cultural de cada região”.

“2020 demonstrou a força da cultura popular portuguesa, mas também a força que tem hoje a marca 7 Maravilhas® enquanto fator aglutinador dos grandes valores da nossa identidade nacional. Sendo um ano muito atípico, conseguimos mobilizar o país e montar uma operação grandiosa que percorreu todos os recantos de Portugal, criando novos e bons motivos para continuarmos a visitar este País de Maravilhas e de diversidade únicas – é essa a missão das 7 Maravilhas de Portugal®.” palavras de Luis Segadães, Presidente das 7 Maravilhas®.

O projeto contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
RTP Televisão Oficial
SICAL Café Oficial
MATINADOS Ovos Oficiais
ALTICE PORTUGAL Parceira Tecnológica
SPAL PORCELANAS, Troféu Oficial
FAVAIOS Brinde Oficial
Todo o processo de eleição é auditado pela empresa internacional de auditores PwC
SAPO Media Partner

PORTUGUESE MASK Máscara Oficial da Gala 

Conselho Científico, um órgão constituído para apoiar a organização do concurso na elaboração do regulamento, na verificação das candidaturas e nas tomadas de decisão, tendo o objetivo de libertar a Organização de quaisquer tomadas de posição face aos candidatos a concurso, assegurando por isso, a máxima idoneidade, independência e equidistância do processo, conta com os seguintes membros:




SOBRE AS 7 MARAVILHAS®

Desde 2007 que divulgamos e comunicamos os valores positivos de uma Identidade Nacional forte.

Através desta experiência sabemos que as pessoas gostam de participar ativamente nas votações. Querem fazer as suas escolhas através do voto - são causas nacionais reconhecidas, temas que as pessoas amam.

A eleição das 7 Maravilhas® permite a criação de roteiros turísticos que exploram o melhor que um país tem para oferecer, tanto para os turistas nacionais como para os internacionais. A primeira eleição decorreu em 2007 e catapultou o Património Histórico nacional para a ribalta global.

Em 2009 foi eleito o Património de Origem Portuguesa no Mundo, que partiu de uma base única no mundo – património classificado como Património da Humanidade em 3 continentes distintos, América do Sul, África e Ásia. A partir de 2010 foram eleitas as Maravilhas Naturais, a Gastronomia, as Praias, as Aldeias, as Mesas e os Patrimónios, projetos que constituíram um grandioso sucesso, que levou ao conhecimento do público, lugares e a interioridade de Portugal, numa busca pelas origens e pela autenticidade, onde participaram centenas de milhares de portugueses.

A distinção de ser uma das 7 Maravilhas® é hoje um poderoso ícone de marketing e comunicação dentro e fora de Portugal.

A eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular® é a nona edição realizada desde 2007, com concursos que têm por tema os grandes valores da Identidade Nacional:

  • 7 Maravilhas de Portugal® (Património Histórico), em 2007
  • 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo® (Património Histórico), em 2009
  • 7 Maravilhas Naturais de Portugal®, em 2010
  • 7 Maravilhas da Gastronomia®, em 2011
  • 7 Maravilhas – Praias de Portugal®, em 2012
  • 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias®, em 2017
  • 7 Maravilhas à Mesa®, em 2018
  • 7 Maravilhas Patrimónios de Portugal®, em 2019  

Para mais informações consulte o site oficial 7maravilhas.pt
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,922,165