"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Museu Virtual da Lusofonia está no Google Arts & Culture

Projeto criado pela Universidade do Minho apresenta o universo da arte e da cultura dos países que possuem o português como idioma oficial.


O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho em Braga (Portugal) lançou o Museu Virtual da Lusofonia na plataforma Google Arts & Culture. O Museu conta com 45 exposições virtuais multimídia, 256 obras de arte, 112 fotografias, 98 programas de rádio, 19 filmes e dois documentários que remetem aos países de língua portuguesa. A iniciativa mostra o universo da arte e a cultura dos países lusófonos, abrangendo Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, estendendo-se às regiões de Galiza (Espanha) e Macau (China).

O evento de lançamento foi realizado na passada sexta-feira (04) e contou com a presença do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, da Gestora de Políticas Públicas do Google, Helena Martins, e do diretor do Museu Virtual da Lusofonia e do CECS, Moisés de Lemos Martins. A transmissão da cerimónia encontra-se, agora, disponível no canal do YouTube do Museu Virtual da Lusofonia.

O Museu Virtual da Lusofonia foi criado pela Universidade do Minho fruto de um projeto, em 2017, para lançar uma plataforma de cooperação artística e cultural que pudesse abranger o espaço físico e virtual da língua portuguesa. Atualmente é composto por uma equipe de profissionais da educação, agentes culturais e artísticos, jornalistas, profissionais da comunicação social, historiadores, sociólogos, políticos e investigadores de comunicação que realizam o levantamento e análise de todas as obras expostas. O Google Arts & Culture trabalha com instituições culturais e artistas de todo o mundo para preservar e divulgar a produção artística e cultural, disponível para qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Exposições virtuais:

No Museu Virtual da Lusofonia na plataforma Google Arts & Culture será possível viajar pela cultura e pela história dos países falantes de língua portuguesa. Confira alguns dos destaques:

Angola: “Cimentar Ligações: Uma narrativa através da imagem” percorre imagens de Luís Meneses, geólogo e fotografo amador, sobre as paisagens naturais, urbanas e a vida cotidiana da Angola. “Angola: a produção cultural através dos meandros da cidade” exibe intervenções da arte pelas ruas de Luanda, capital angolana.

Brasil: “Tiradentes: Um sopro do Norte de Portugal no Brasil” permite-nos explorar a arquitetura da cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, reconhecer sobrevivências culturais do Norte de Portugal na cidade mineira, e apreciar as obras de um dos maiores artistas plásticos brasileiro, Aleijadinho. A exposição “Glauber Rocha: figura central no “cinema novo” do Brasil” lança um olhar obtuso sobre o cinema de resistência e protesto, e destaca ainda o extenso legado do cineasta brasileiro Glauber Rocha. 

Moçambique: “Bairro Aeroporto em Maputo: vida, arte e representação” desvenda a intensa vida cultural do bairro Aeroporto, em Maputo, e remete-nos às vozes e referências artísticas que emergem na região como Malangatana, Shikhane, João Timane e outros. Na exposição “Malangatana: o legado do grande artista moçambicano” é apresentado o documentário “No trilho de Malangatana: do legado à memória” sobre uma das maiores referências artísticas moçambicanas (o pintor Malangatana) conhecido internacionalmente por trabalhar nos mais diversos suportes entre desenhos, pinturas, esculturas, poesia e música. A exposição “Músicos de Moçambique: Childo Tomás” expressa o trabalho do fotógrafo moçambicano Ouri Pota, com um recorte das apresentações musicais regionais de Moçambique.

Portugal: “Cartões Postais Ilustrados” leva-nos a conhecer reproduções de postais de cidades de Portugal como Viana do Castelo, Viseu, Bragança, Portalegre e Braga, desde o século XIX até a atualidade. Já a exposição “Um olhar sobre o cinema mudo em Portugal” revela os primeiros passos do cinema português por Aurélio da Paz dos Reis, na região do Porto. Ainda no âmbito do cinema, “Pedro Costa: uma referência no cinema contemporâneo de Portugal” apresenta o trabalho do cineasta Pedro Costa, que se destacou pelo estilo radical e minimalista e pela representação das comunidades de imigrantes cabo-verdeanos ou portugueses com ascendência cabo-verdeana.

A mostra “Lusofonia: diásporas” conduz-nos a uma coleção fotográfica dos países que possuem relações históricas e semiológicas com a língua portuguesa: Guiné-Bissau, Macau (China), Goa (Índia) e Galiza (Espanha). Já em “pregrinACTION: uma cartografia da pós saudade” é possível “navegar” na diversificação das linguagens, que combinam pintura, escultura e a versão da expansão conceitual de ambas, em vídeo, fotografia e nos novos médias.

A exposição “Uma viagem literária e musical através da língua portuguesa” apresenta o álbum “Canções para Abreviar Distâncias”, que nos transporta a uma viagem literária e musical através da língua portuguesa pelos artistas brasileiros Isabella Bretz (cantora), Rodrigo Lana (pianista) e Matheus Félix (violinista e bandolinista). O trabalho inclui oito poemas musicados, cada um de um(a) autor(a) de um país falante de língua portuguesa: Adélia Prado (Brasil), José Luís Peixoto (Portugal), Mia Couto, (Moçambique), Conceição Lima (São Tomé e Príncipe), Vera Duarte Pina (Cabo Verde), Odete Semedo (Guiné-Bissau) Ana Paula Tavares (Angola) e Crisódio T. Araújo (Timor-Leste).

O Museu também traz o programa “Agora...Acontece!”, que abrange a comunicação intercultural a partir de temas académicos, filosóficos e do quotidiano. O programa é apresentado pelo jornalista português Carlos Pinto Coelho, que conversa com artistas, músicos, escritores e historiadores dos países de língua portuguesa. “Lusofonia: os vários sons da língua portuguesa” é outro programa que entrevista artistas da comunidade de países da língua portuguesa, apresentado pela atriz, jornalista, escritora e cantora brasileira Brisa Marques.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,931,982