"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Investimento reforçado na transformação digital: Cultura Norte apresenta 14 novos sites

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) lança hoje 14 novos sites, dando seguimento à sua política de reforço da comunicação digital, enquadrada no objetivo estratégico do Ministério da Cultura de promover a transformação digital dos museus, monumentos e palácios nacionais e regionais, bem como a modernização administrativa e a gestão em rede.


Para o reforço, diversificação e aproximação da oferta cultural a novos públicos, cumpre o desenvolvimento de medidas para a modernização administrativa, em particular no que respeita à transformação digital dos museus, monumentos e palácios, promovendo a geração de redes que propaguem a visibilidade, a capacitação e o acesso.

Assim, a estratégia de comunicação digital da Direção Regional de Cultura do Norte assenta numa política vocacionada para a melhoria e/ou criação dos sites dos museus que lhe estão afetos (o Museu do Abade de Baçal, em Bragança; o Museu de Alberto Sampaio e o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães; o Museu dos Biscainhos e o Museu D. Diogo de Sousa, em Braga; o Museu de Lamego e o Museu da Terra de Miranda, em Miranda do Douro), bem como de alguns dos seus principais monumentos/equipamentos (Casa das Artes, no Porto; Área Arqueológica do Freixo e Escola Profissional de Arqueologia, no Marco de Canaveses; Mosteiros de Tibães, em Braga; e Rede de Monumentos do Vale do Varosa).

O site principal da DRCN (www.culturanorte.gov.pt) foi alvo de uma significativa reformulação, apresentando-se com uma imagem refrescada, mais moderna e atrativa, e novas funcionalidades para corresponder às exigências atuais, estando adaptado para visualização e leitura em dispositivos móveis e cumprindo as normas de acessibilidade.

É também apresentado o site dedicado à Rede de Mosteiros a Norte (www.mosteirosanorte.gov.pt), através do qual se pretende reforçar a comunicação dedicada aos Mosteiros de Arouca, Grijó, Rendufe, Tibães, Pombeiro e Vilar de Frades, incluídos na Operação Mosteiros a Norte, cofinanciada pelo Programa Operacional Norte 2020, e que contempla intervenções de conservação e restauro (atualmente em curso) em todos os referidos mosteiros.

Pretende-se com a implementação desta Rede de Mosteiros a Norte dar continuidade às intervenções de consolidação do edificado, melhorando e criando espaços de receção/acolhimento, conjugadas com o reforço de iniciativas culturais e artísticas (criação da composição/paisagem monástica e ciclo de interpretação itinerante nos mosteiros) e de divulgação dos espaços monásticos como pólos de atração no território e consequente aumento do número de visitantes e abertura a novos públicos.

Após o lançamento dos novos sites, a próxima fase de implementação visa disponibilizar novos idiomas, melhorar o ranking de acessibilidade, bem como introduzir a funcionalidade de marcação de visitas a museus e edifícios patrimoniais abertos ao público, com pagamento online; disponibilizar a consulta de processos de salvaguarda e licenciamentos, financiamentos às artes, entre outros, através do mesmo portal.

Por outro lado, está a ser desenvolvida uma loja online transversal a todos os sites, complementando a nova linha de merchandising que a Direção Regional de Cultura do Norte irá lançar, em breve, nas mais de duas dezenas de lojas que integram a sua rede de distribuição pela região Norte do País.

Lista dos novos sites DRCN
www.culturanorte.gov.pt
www.mosteirosanorte.gov.pt
www.casadasartes.gov.pt
www.tongobriga.gov.pt
www.eparqueologia.gov.pt
www.mosteirodetibaes.gov.pt
www.valedovarosa.gov.pt
www.museualbertosampaio.gov.pt
www.pacodosduques.gov.pt
www.museudosbiscainhos.gov.pt
www.museuddiogodesousa.gov.pt
www.museuabadebacal.gov.pt
www.museuterrademiranda.gov.pt
www.museudelamego.gov.pt

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,886,243