"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Destaques

Cinco Lições sobre a Pintura de Paisagem e de Natureza Morta

Abertas inscrições para o curso de História da Arte, online, promovido pelo CNC e coordenado por Fernando António Baptista Pereira.


HISTÓRIA E MODERNIDADE DE DOIS GÉNEROS


1ª sessão
: De “Parergia” [complementos] a assunto principal – um longo percurso, da antiguidade ao renascimento.


2ª sessão
: A natureza morta seiscentista, das bizarrias de Arcimboldo ao estilo “Pronk” dos holandeses. A pintura de paisagem nas diferentes escolas do século XVII.


3ª sessão
: O século do vedutismo, do picturesque e do sublime na pintura de paisagem. Chardin e a transformação da natureza morta.


4ª sessão
: Esplendor e metamorfose da pintura de paisagem, do romantismo e do naturalismo aos impressionistas, a Van Gogh, a Cézanne e ao modernismo.


5ª sessão
: A natureza morta, de Manet a Morandi. Do ready-made às instalações contemporâneas e à land art – uma reinvenção dos géneros natureza morta e paisagem?


Coordenação
: Fernando António Baptista Pereira
Horários: 4ªs feiras; 18h30 às 20h00
Duração: 5 sessões; de 4 de novembro a 2 de dezembro
Preço: 100€ sócios | 120€ não sócios


Todas as sessões do curso serão gravadas em vídeo e posteriormente enviadas aos inscritos, que poderão ver ou rever em horário que seja mais conveniente.


Inscrições AQUI 

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,175,005