"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Destaques

CNC lança novo curso online em dezembro

Estão abertas as inscrições para o novo curso online promovido pelo Centro Nacional de Cultura e coordenado por João Paulo Oliveira e Costa, a decorrer entre 7 e 21 de dezembro de 2020.


A 18 de fevereiro de 1965, num discurso sobre a guerra colonial e a falta de apoio dos seus aliados, Salazar proferiu uma expressão que ficou célebre quando disse que os soldados portugueses combatiam “orgulhosamente sós”. Esta afirmação tornou-se um símbolo do isolamento do seu regime, mas depois foi considerada frequentemente como uma referência que ilustrava a história secular do país, que teria vivido de costas voltadas para a Europa e de olhos virados para o mar. Na verdade, Salazar retomava uma velha prática da autointerpretação de Portugal, pois desde as primeiras crónicas do reino, a narrativa dos acontecimentos nunca tinha em consideração a influência dos interesses externos sobre as decisões dos governantes de Portugal.

Neste curso, ao longo de cinco sessões, procuramos mostrar como Portugal, desde a sua fundação, se assumiu como um membro ativo da comunidade internacional, e como muitos episódios importantes da história do país se explicam em função de um jogo de interesses internacional de que Portugal era coparticipante.

1.ª sessão – A afirmação do país (séc. XII-XIV)
2.ª sessão – A diplomacia dos séculos XV e XVI – neutralidade e pro-atividade
3.ª sessão – Portugal um país do Renascimento
4.ª sessão – Pragmatismo, inovação e resiliência no tempo dos Braganças
5.ª sessão – Portugal no mundo contemporâneo

Todas as sessões do curso serão gravadas e disponibilizadas aos participantes inscritos, no canal Youtube do CNC.

Coordenação: João Paulo Oliveira e Costa
Duração: 5 sessões (dias 7, 9, 16, 17 e 21 de dezembro), das 18h30 às 20h00
Preço: 100€ sócios | 120€ não sócios

Inscreva-se aqui

Para mais informações contactar Alexandra Prista
Tel.: 965 271 877 | E-mail: divulgacao@cnc.pt

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto de Théo Ceccaldi e Roberto Negro

Ceccaldi e Negro são duas estrelas em ascensão no panorama do jazz europeu e sobem ao palco do Auditório de Espinho no dia 27 de novembro (sexta-feira), para um concerto muito especial. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores! 

Visitas
55,203,593
>