"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Destaques

CNC lança novo curso online em dezembro

Estão abertas as inscrições para o novo curso online promovido pelo Centro Nacional de Cultura e coordenado por João Paulo Oliveira e Costa, a decorrer entre 7 e 21 de dezembro de 2020.


A 18 de fevereiro de 1965, num discurso sobre a guerra colonial e a falta de apoio dos seus aliados, Salazar proferiu uma expressão que ficou célebre quando disse que os soldados portugueses combatiam “orgulhosamente sós”. Esta afirmação tornou-se um símbolo do isolamento do seu regime, mas depois foi considerada frequentemente como uma referência que ilustrava a história secular do país, que teria vivido de costas voltadas para a Europa e de olhos virados para o mar. Na verdade, Salazar retomava uma velha prática da autointerpretação de Portugal, pois desde as primeiras crónicas do reino, a narrativa dos acontecimentos nunca tinha em consideração a influência dos interesses externos sobre as decisões dos governantes de Portugal.

Neste curso, ao longo de cinco sessões, procuramos mostrar como Portugal, desde a sua fundação, se assumiu como um membro ativo da comunidade internacional, e como muitos episódios importantes da história do país se explicam em função de um jogo de interesses internacional de que Portugal era coparticipante.

1.ª sessão – A afirmação do país (séc. XII-XIV)
2.ª sessão – A diplomacia dos séculos XV e XVI – neutralidade e pro-atividade
3.ª sessão – Portugal um país do Renascimento
4.ª sessão – Pragmatismo, inovação e resiliência no tempo dos Braganças
5.ª sessão – Portugal no mundo contemporâneo

Todas as sessões do curso serão gravadas e disponibilizadas aos participantes inscritos, no canal Youtube do CNC.

Coordenação: João Paulo Oliveira e Costa
Duração: 5 sessões (dias 7, 9, 16, 17 e 21 de dezembro), das 18h30 às 20h00
Preço: 100€ sócios | 120€ não sócios

Inscreva-se aqui

Para mais informações contactar Alexandra Prista
Tel.: 965 271 877 | E-mail: divulgacao@cnc.pt

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,920,855