"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Leitão & Irmão reabre loja centenária do Chiado

No dia em que se assinala a Restauração da Independência (1 de dezembro), a joalharia emblemática volta a abrir portas no largo do Chiado

 

A Leitão & Irmão, joalharia portuguesa com cerca de 200 anos de história, reabre loja centenária do Chiado dia 1 de dezembro com o espaço renovado. Na morada cosmopolita de Lisboa por excelência, a Casa Leitão está presente desde a sua abertura na Capital portuguesa em 1877.

O dia da sua reabertura coincide com o simbolismo da data marcada pela Restauração da Independência e da inauguração da loja do Estoril/Cascais, em 2016 - um projeto de continua inovação da marca, que prepara o seu terceiro século de atividade, e que por motivos fortuitos é em época de pandemia que o novo espaço é inaugurado.

Em exposição encontra-se joalharia como Anéis, Colares e Pendentes, Brincos, Pulseiras, Botões de punho, Filigrana, Fios e Correntes e Cruzes, bem como pratas de porte, manufaturadas nas suas oficinas em pleno Bairro Alto, com diversas coleções inspiradas, maioritariamente, em temas que exibem o que é português.

Para Jorge Leitão responsável da Leitão & Irmão, “O fio condutor para o desenvolvimento de uma coleção é a alma das peças.  É o que as distingue e as une. Pode ser uma personagem; um grande artista, uma pessoa da moda, uma princesa; ou um sentimento, tantas vezes o amor; a natureza, fonte inesgotável de inspiração ou a materialização dos deuses que animam as mais belas edificações um pouco por todo o mundo. No caso de Leitão & Irmão foi o País que nos alberga. Portugal.”

A atual loja do Largo do Chiado remodelada no ano 2000 pelo artista Pedro Leitão e distinguida como Loja com História, em 2016, integrando o programa da Câmara Municipal de Lisboa que valoriza o comércio local e de proximidade.

“No universo da Joalharia e Ourivesaria encontra-se as artes do fogo que dão forma ao ouro e à prata, onde as pedras preciosas brilham aos olhos de quem as recebe. As coleções de joalharia, as baixelas em prata que integram a dita “arte da mesa” a manutenção das peças da marca, a manufatura de encomendas por medida de particulares e empresas continuam a estar disponíveis na loja do Largo do Chiado”, afirma Jorge Leitão que marca este regresso com serviços já praticados pela marca.

Nas principais oficinas da Casa Leitão, construídas em finais do século XIX, no pátio de um pequeno palacete no Bairro Alto, a quarta geração de mestres joalheiros está dedicada à sua obra. “Proudly made in Portugal by Leitao & Irmão” é um dos valores da Casa Leitão & Irmão, Joalheiros da Coroa que se tornou uma referência na Joalharia em Portugal.

Começou a sua atividade no Porto nos finais do sec. XVIII, ganhando particular notoriedade com a atribuição por D. Pedro II, Imperador do Brasil e por D. Luis, Rei de Portugal dos Títulos Ourives da Casa Imperial Brasileira e de Joalheiros da Coroa Portuguesa.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,192,293