"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Publicada obra inédita de José da Felicidade Alves

A obra inédita de José da Felicidade Alves, “Peregrinação pelas Igrejas de Lisboa”, começa a ser publicada em vários tomos, em formato de e-book, no Portal de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, a partir de 14 de dezembro, data do 22º aniversário da sua morte.


A inventariação do espólio de José da Felicidade Alves levou à identificação de um conjunto de volumes manuscritos intitulados Peregrinação pelas Igrejas de Lisboa. O Professor José Mattoso contactou pessoalmente alguns investigadores para a elaboração da análise crítica do manuscrito, tendo ficado decidida a sua publicação.

A proposta de edição deste trabalho foi apresentada pelos coordenadores da edição, João Salvado Ribeiro e Abílio Tavares Cardoso, ao Centro Nacional de Cultura que, juntamente com o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica, seu parceiro neste empreendimento, desenvolveram um website onde se centraliza a informação sobre esta iniciativa editorial e a sua divulgação. A Fundação Calouste Gulbenkian apoia este projeto.

Numa fase inicial, disponibiliza-se o acesso aos três primeiros tomos da obra, que abrangem os seguintes períodos:

TOMO I – Templos anteriores à conquista de Lisboa aos Mouros (1147) 
TOMO II – As Igrejas medievais (1147-1495)
TOMO III – As Igrejas do século XVI (1495 -1580)

Toda a informação encontra-se disponível AQUI.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o documentário "À SOLTA NA INTERNET"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 10 convites duplos para assistir ao chocante documentário de Barbora Chalupová & Vít Klusák, que lança uma luz sobre a questão da exploração online de crianças. Habilite-se e... boa sorte! 

Passatempo

Ganha convites para a antestreia do filme "UMA PAIXÃO SIMPLES"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do romance "Uma Paixão Simples" (Passion Simple) de Danielle Arbid baseado na obra de Annie Ernaux. As antestreias terão lugar no próximo dia 27 de outubro (quarta-feira), em Lisboa e Gaia. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
61,984,786
>