"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

1 000 058.º Aniversário da Arte

A partir de uma ideia de Robert Filliou, Ernesto de Sousa organizou com o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, em 17 de janeiro de 1974, uma festa comemorativa do 1 000 011.º Aniversário da Arte. 


Nessa primeira data em Portugal, colaboraram, de entre outros, Alberto Carneiro, Albuquerque Mendes, Alfredo Pinheiro Marques, Armando Azevedo, João Dixo, Jorge Peixinho, Ernesto de Sousa, Isabel Alves, Teresa Loff e Túlia Saldanha. A celebração no CAPC do homem como artista em potência corresponde à tomada de consciência coletiva do homem como agente potencial da transformação social do mundo, pelo que consideramos que a motivação que levou à comemoração do Aniversário da Arte é a mesma que levou à Revolução de Abril, e, por um instante que seja, é-nos caro admitir que aqui a vida imitou a arte.

No próximo domingo, dia 17 de janeiro, celebramos o Aniversário da Arte online através de plataforma de streaming nos canais de comunicação do CAPC.

Iremos apresentar as performances de alguns artistas convidados e o resultado dos dois open call, ainda a decorrer até 14 de janeiro.

Artistas confirmados:
Cristiana Nogueira — Brasil
Edicleison Freitas — Brasil
Jorgette Dumby — Angola
Thales Luz — Brasil

OPEN CALL
Animação/vídeo
O CAPC lança um open call à participação de todos os que, no espírito do aniversário da arte, queiram apresentar trabalhos em vídeo/animação. Com duração máxima de 3 minutos e em formato 1080p H264, estes trabalhos serão apresentados no dia 17 de janeiro de 2021 das 15 às 19 horas, integrando as comemorações do Aniversário da Arte, que decorrerão online através de plataforma de streaming nos canais de comunicação do CAPC. A submissão dos trabalhos, acompanhados da respetiva ficha técnica, deve ser feita até 14 de janeiro de 2021 para o correio eletrónico: capc.divulgacao@gmail.com

O Círculo Aberto prepara-se para ocupar a fachada do edifício-sede do CAPC com cartazes. 35 cartazes, para celebrar o 1 000 058.º Aniversário da Arte. Tomando como ponto de partida a carta assinada por Ernesto de Sousa, João Dixo e Alberto Carneiro, convidamo-vos a festejar a arte, e igualmente a vida, connosco. Até ao dia 14 de janeiro, enviem o vosso cartaz em formato A3, pronto a imprimir, para o e-mailproducao@capc.com.pt

>> Site
>> Facebook
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,214,046