"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Valongo cria Circuito de Contemplação: 30 quilómetros para passear entre baloiços e tronos romanos

A inauguração será “em breve” e o circuito garante “vistas magníficas” do Porto, Gaia, Maia e Matosinhos ou, em dias limpos, da serra do Marão.

C.M. Valongo
 
São cerca de 30 quilómetros, anuncia a autarquia de Valongo, dedicados à arte de contemplar, “descansar, apreciar a paisagem”. O Circuito de Contemplação está a ser concluído e deverá ser oficialmente inaugurado “em breve”.

Ao longo do circuito, destaca a autarquia, poderão ser aproveitados os “três baloiços e os três imponentes tronos romanos” para “registar fotograficamente a sua passagem pelo nosso território”.

Para o lado da costa, tem a garantia de “vistas magníficas sobre o Porto, Vila Nova de Gaia, Maia e Matosinhos”; para o interior, para vales e serras, com a possibilidade de, “em dias de boa visibilidade”, espreitar-se a serra do Marão.

Os principais pontos do circuito passam pelos baloiços do Monte Alto (Sanatório), Sta. Justa (Campo de Tiro) e de Quintarei (marco geodésico), além dos três “tronos romanos": o do Miradouro (Sta. Justa), do Vale da Tranquilidade e de Pias (Alto de Pias).

Valongo é um dos territórios abrangidos pelo projecto Parque das Serras do Porto, rede de percursos pedestres que interliga 260 quilómetros de caminhos e que também se estende pelos concelhos de Paredes e Gondomar.


por Fugas in Público | 10 de março de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,177,576