"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Memórias - A capela de São João Baptista da Igreja de São Roque, Lisboa

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assinala o Dia Mundial do Livro, que se comemora a 23 de abril, com várias novidades editoriais, entre as quais a publicação, na área da Cultura e Património, a publicação  Memórias - A capela de São João Baptista da Igreja de São Roque, Lisboa, disponível em português e inglês.


A capela de São João Baptista da Igreja de São Roque é um monumento único no contexto artístico, cultural e político mundial. Foi encomendada a Roma por D. João V para afirmar ao Mundo o protagonismo Portugal como uma potência de primeira linha no plano diplomático. Afortunadamente, subsistiu com a Igreja de São Roque ao terramoto de 1755 e ao feroz incêndio que se lhe seguiu.

Numa época em que Lisboa se encontrava em ruínas, ilustres visitantes estrangeiros visitaram a Igreja de São Roque, ficando absolutamente fascinados com o seu interior. No presente ensaio, Dom João V’s visiono f Rome: The Chapel of St John tne Baptist and its Legacy, a historiadora Angela Delaforce reúne um conjunto de memórias e testemunhos de visitantes estrangeiros que ao visitarem a Igreja de São Roque entre 1750 e 1968, ficaram absolutamente fascinados com o seu interior.

A presente edição dá a conhecer as impressões escritores, poetas, arquitetos, historiadores, críticos de arte, políticos, militares e fidalgos da Casa Real, evidenciando o caráter de excecionalidade da Igreja de São Roque e da Capela de São João Batista como a derradeira e mais bela obra do rei magnânimo.

Agradecimentos:
Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva
Roma – Sovrintendenza Capitolina ai Beni Culturali – Museo di Roma
Museu de Lisboa/ Câmara Municipal de Lisboa – EGEAC

Coordenação: Maria Margarida Montenegro e Teresa Freitas Morna
Autor: Angela Delaforce

Assessoria Técnica: Maria do Carmo Lino Maria João Ferreira
Secretariado: Elizabete Moreno Fátima Rodrigues

Fotografia: Paulo Cintra & Laura Castro Caldas. © Cintra & Castro Caldas, L.da – Fig. 3, 4, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 21, 22, 23, 24, 28, 29, 31 Núcleo Audiovisuais e Multimédia/ Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Fig. 17 Museu de São Roque – Fig. 18, 19, 20 Arquivo Histórico/ Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Fig. 25, 26 Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva – Fig. 1 Roma – Sovrintendenza Capitolina ai Beni Culturali – Museo di Roma – Fig. 2 Museu de Lisboa/ Câmara Municipal de Lisboa – EGEAC – Fig. 5, 27 Biblioteca Nacional de Portugal – Fig. 30

Ilustrador: Luís Chimeno Garrido

Ano de publicação: junho 2020
Editor: Centro Editorial da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
ISBN: 9789899021259 (PT), 9789899021266 (ING)

O preço de venda ao público é de 15,00€, com 10% desconto se adquiro na loja física do Museu de São Roque ou na loja online da Cultura lojadacultura.scml.pt/

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,117,962