"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Estão abertas as candidaturas aos Prémios Nova Bauhaus Europeia

A iniciativa da Nova Bauhaus Europeia, lançada pela Comissão Europeia, tem como objetivo tornar o Pacto Ecológico Europeu uma experiência concreta, cultural, centrada no ser humano, para os cidadãos de toda a Europa.


Concebida como um movimento criativo e interdisciplinar, a ideia é reunir designers, arquitetos, engenheiros, cientistas, estudantes e mentes criativas de várias áreas para imaginar o nosso futuro coletivo em torno dos valores fundamentais da sustentabilidade, da estética e da inclusão. A Europa Nostra (que o Centro Nacional de Cultura representa em Portugal) foi selecionada no início de março como um dos 13 primeiros parceiros oficiais da Nova Bauhaus Europeia.

Como parte da fase de delineamento do movimento, teve lugar, nos dias 22 e 23 de abril, a Conferência da Nova Bauhaus Europeia, promovida pela Comissão Europeia, que incluiu uma série de discussões e workshops e contou com mais de 8.000 participantes. Nesta ocasião, a Europa Nostra foi convidada para participar num workshop com o tema “Redescobrindo o Sentido de um Lugar” e a relatar os resultados do debate durante uma sessão pública (saiba mais aqui).

O segundo dia desta conferência foi marcado pelo lançamento oficial dos Prémios Nova Bauhaus Europeia, cujas candidaturas estão abertas até ao dia 31 de maio.

Estes prémios visam promover a recuperação e a aceleração da transição verde, o reconhecimento e a celebração das conquistas existentes e o apoio às gerações mais jovens para que continuem a desenvolver conceitos e ideias emergentes para abrir caminho para um futuro mais belo e sustentável.

Os prémios são atribuídos em 10 categorias diferentes, todas no âmbito do património cultural:

1. Técnicas, materiais e processos de construção e desenho.
2. Edifícios renovados num espírito de circularidade.
3. Soluções para a co-evolução do ambiente construído e da natureza.
4. Espaços urbanos e rurais regenerados.
5. Produtos e estilo de vida
6. Preservação e transformação do património cultural.
7. Espaços reinventados para encontrar e partilhar.
8. Mobilidade de cultura, artes e comunidades.
9. Soluções de vida modulares, adaptáveis e móveis.
10. Modelos de educação interdisciplinar.

Saiba mais sobre cada categoria no guia do candidato (AQUI).

Em cada uma das categorias, existem duas vertentes de competição paralelas:

Vertente A: Prémios Nova Bauhaus Europeia para projetos concluídos existentes;

Vertente B: Prémios Nova Bauhaus Europeia – Rising Stars para conceitos ou ideias apresentados por jovens talentos com 30 anos ou menos.

Os vencedores (um em cada categoria e vertente, 20 no total) receberão um prémio em dinheiro e um “pacote de comunicação” durante uma cerimónia que terá lugar no outono.

As candidaturas podem ser apresentadas individualmente ou por organizações com direito a representar a iniciativa, sendo também possível candidaturas conjuntas.

O prazo para a entrega das candidaturas é 31 de maio de 2021, saiba mais aqui.

>> Submissão de candidaturas

Envie os seus projetos inspiradores para co-criarmos o movimento da Nova Bauhaus Europeia e o nosso futuro coletivo juntos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,903,275