"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus 2021

Tendo em conta a missão social dos museus e a nova realidade associada à atual pandemia, o tema apresentado pelo ICOM Internacional para 2021 é “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar“.


O DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.

Em 2020, a crise associada à Covid-19 propagou-se pelo mundo de uma forma abrupta e afetou todos os aspetos da nossa vida.

Os museus não são exceção e o setor cultural é um dos mais afetados, com graves repercussões económicas, sociais e psicológicas. No entanto, esta crise contribuiu também para promover algumas inovações que já estavam em curso, nomeadamente o processo de digitalização e a criação de novas formas de experiência e difusão culturais.

Neste momento crucial, os museus têm um importante papel em liderar a mudança. Assim, é urgente repensar a sua relação com as comunidades, experimentar novos modelos de fruição cultural e reafirmar o valor essencial dos museus para a construção de um futuro justo e sustentável. O potencial criativo da cultura deve ser revisto enquanto motor de recuperação e de inovação na era pós-Covid.

Com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar“, o ICOM desafia os museus, os seus profissionais e as comunidades a criar, imaginar e partilhar novas práticas de (co)criação de valor, novos modelos de negócio para as instituições culturais e soluções inovadoras para os desafios sociais, económicos e ambientais do presente.

Este ano, a NOITE EUROPEIA DOS MUSEUS, uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério da Cultura de França, celebra-se no sábado, 15 de maio. Nesta ocasião, os museus portugueses organizam múltiplas atividades desafiando os visitantes a usufruírem de uma experiência cultural diferente, em período noturno.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) convida os espaços museológicos que integram a Rede Portuguesa de Museus a juntarem-se a estas comemorações e divulga o programa nacional no site patrimoniocultural.gov.pt.

Para o efeito, as informações deverão ser inseridas, impreterivelmente, até ao dia 13 de maio.

Para quaisquer esclarecimentos, poderão contactar o e-mail: 18demaio@dgpc.pt

PROGRAMA GERAL
(em permanente atualização)

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,227,689