"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Eu Sou" marca o regresso de Fábia Rebordão aos discos

Para Fábia Rebordão, fado é a forma de cantar a vida, uma vida feita de momentos repletos de verdade. Aliás, para Fábia Rebordão, fado significa verdade – e, se estiver a cantar com verdade, estará sempre a cantar fado.


Link Digital: https://FabiaRebordaoEuSou.lnk.to/bCpv1j2HPR

EU SOU” – o novo álbum da cantora demonstra exatamente isso; nunca Fábia Rebordão foi tão Fábia Rebordão, completa e segura da sua obra. Nunca foi tão inteira, quer a entoar palavras clássicas quer a transmitir as histórias que conta nas suas próprias canções – e nunca se expôs como agora. Este regresso aos discos é, também, o seu projeto mais ambicioso, repleto de cuidado, pormenor e verdade. A sua verdade enquanto interprete, sim, mas, acima de tudo, enquanto autora. Uma autora que, nas suas músicas e nas suas letras, carrega intrínseca uma alma ímpar. Quando essa alma surge, só pode falar verdade, a tal verdade que só se encontra no fado – e em Fábia Rebordão.

Neste seu terceiro álbum Fábia Rebordão, mostra o seu lado mais arrojado.

Produzido por Jorge Fernando, Kapa de Freitas e José Ganchinho em “EU SOU”, encontramos uma sonoridade onde a guitarra portuguesa se deixa contagiar pelos movimentos da eletrónica e onde a tradição surge revestida por uma intensa atualidade. Tozé Brito e Pedro da Silva Martins voltam a ser cantados por Fábia Rebordão juntamente com as palavras de nomes como Carolina Deslandes, Jorge Cruz, Luísa Sobral ou Agir. É, no entanto, neste disco que a artista se assume ainda mais como compositora, levando a sua arte a uma plenitude e confiança inéditas.

“Um rosto esculpido e angular. Tem muitas leituras o rosto da Fábia. Tem a linhagem Rodrigues desenhado nele e a intensidade que está para além do que se vê.

Na Fábia gosto da forma como sabe ouvir, assimilar e depois, sobre tudo, pensar. Às vezes é ainda uma menina para logo se revelar uma mulher. Por isso há uma certa inocência que a cobre e uma determinação que já é de mulher.

A Fábia é uma lutadora. E nas canções também se revela essa batalha: as canções expandem-se na voz dela. Ganham terreno próprio, um terreno fértil que soma ao vivo quando a sua voz se alarga e estremece a plateia.

A Fábia é um diamante em bruto, delapidado nuns tons, selvagem quando não tem rede.

Esta mulher/menina tem tropicalismo na voz, tem fado na alma e até África no coração. Percebem o que isto quer dizer? Tem o melhor de muitos mundos num mundo que é só dela. Estes dois discos merecem a volta ao mundo da Fábia.” Inês Menezes

“The music on “Eu Sou” takes you on so many emotional journeys. It captures the heart and soul of old-world fado with a captivating glance into the future of this intimate artform. TIM RIES (saxofonista dos Rolling Stones)

“Hoje ninguém canta Fado sem pensar na Amália”: quem diz isso é Fábia Rebordão e ela tem razão, é verdade sobretudo quando se tem a voz que ela tem e essa afinidade com a Divina. Fábia cresceu na escola de Jorge Fernando e juntos apresentam agora este álbum duplo que sublima o Fado e transporta-o para o futuro; depois deste álbum, à semelhança dos de Ana Moura, Cristina Branco, Mariza, Carminho, o Fado torna-se não só um património mundial, mas uma forma de comunicação extraordinariamente moderna.”. RICCARDO JANNELLO (Jornalista)

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,895,581