"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Destaques

Abertas as nomeações para o Programa "Os 7 Mais Ameaçados" 2022

Em toda a Europa, o património cultural é ameaçado por negligência, falta de fundos, desenvolvimento inadequado, conflitos ou devido a uma série de outras causas naturais, humanas ou alterações climáticas.


Tem conhecimento da existência de património cultural em risco – um monumento, um sítio arqueológico, um local de culto, um complexo industrial, um parque histórico, um museu ou um bem de património móvel? Então pode nomeá-lo para ser incluído no Programa “Os 7 Mais Ameaçados” de 2022!

Lançado em 2013 e já na sua 7ª edição, o Programa "Os 7 Mais Ameaçados" é uma campanha da sociedade civil para salvar o património europeu em perigo. Este programa desperta consciências através de avaliações de especialistas independentes, propõe ações a seguir e tem como principal objetivo angariar apoio para salvar os locais em perigo selecionados. Estar na lista dos 7 mais ameaçados geralmente serve como um catalisador para mudanças positivas e como um incentivo para a mobilização dos apoios, públicos ou privados, necessários. Além disso, o Programa “Os 7 Mais Ameaçados” inclui a possibilidade de os 7 sítios selecionados serem elegíveis para um subsídio do Banco Europeu de Investimento (BEI), de até 10.000 euros por local, para iniciar a implementação de ações, estudos ou medidas de assistência para o sítio ameaçado.

Europa Nostra, a principal rede europeia do património, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, gere o programa em parceria com o Instituto do Banco Europeu de Investimento e com o apoio do Programa Europa Criativa da União Europeia.

Quem pode nomear?
• Representações de países da Europa Nostra, Organizações Membros e Associadas (veja aqui a lista completa)
• Organismos públicos e privados ativos no domínio do património, localizados em países onde Europa Nostra ainda não se encontra representada
• Membros da Aliança Europeia do Património
• Membros individuais da Europa Nostra

Submeta a sua nomeação até 17 de setembro de 2021!

Saiba mais em www.7mostendangered.eu



Participe no webinar “Porquê e como enviar uma nomeação para o Programa "Os 7 Mais Ameaçados" 2022

A Europa Nostra será a anfitriã do webinar “Porquê e como apresentar uma nomeação para "Os 7 Mais Ameaçados" 2022, no dia 7 de julho de 2021 das 12:00 às 13:00 (CEST.)
O webinar descreverá os antecedentes do Programa “Os 7 Mais Ameaçados” e fornecerá informações práticas e dicas sobre a melhor forma de preparar e enviar suas propostas. O webinar é gratuito, mas a inscrição é obrigatória até dia 6 de julho.

Registe-se aqui

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
60,104,882
>